Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
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Data
2022-06-20
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Claudia de Vargas
Orientador
Fernanda Xavier Arena
Coorientador
Resumo
Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de
desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade.
Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange
o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A
pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic
Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão:
artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das
publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados
com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico
e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento
psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de
cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH,
especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia
da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.
Palavras-chave
TDAH