Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-06-20

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Claudia de Vargas

Orientador

Fernanda Xavier Arena

Coorientador

Resumo

Introdução: o TDAH é definido como padrão persistente e disfuncional de desatenção, podendo estar associado a sintomas de hiperatividade e impulsividade. Objetivo: transcrever, através do que está disponível na literatura, sobre o que tange o diagnóstico e tratamento do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). No estudo foram considerados como critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2015 a 2021 (a fim de garantir a atualidade das publicações), disponíveis na íntegra, gratuitos, em língua portuguesa, e relacionados com a tema. Resultados: Os estudos apresentaram como é realizado o diagnóstico e o tratamento do TDHA, assim como a associação da medicação e tratamento psicossocial. Conclusão: associar o tratamento medicamentoso as intervenções de cunho psicossocial podem auxiliar na qualidade de vida das crianças com TDAH, especialmente se houver uma integração dos elementos que fazem parte do dia a dia da criança, como casa e escola e/ou pais e professores.

Palavras-chave

TDAH

Citação

Coleções