Rotulagem nutricional: as informações da rotulagem de alimentos dos produtos do grupo dos cereais integrais influenciam em melhores escolhas alimentares?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-15
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Affonso R, Karen
Vilas Boas R, Érica
Orientador
Fonseca C, Patrícia
Coorientador
Resumo
AFFONSO, K. R.; VILAS BOAS, É. R. Rotulagem Nutricional: As informações da rotulagem de alimentos dos produtos do grupo dos cereais integrais influenciam em melhores escolhas alimentares? Pouso Alegre – MG: Centro Universitário UNA, 2021. RESUMO: No Brasil, ainda existe uma grande dificuldade da sociedade em entender o que se encontra em um rótulo alimentar e a importância deste. A assimetria de informações entre fabricantes de produtos à base de cereais integrais e consumidores, pode induzir ao engano quanto às verdadeiras características de composição e influenciar escolhas alimentares de forma equivocada. OBJETIVO: Avaliar a influência da informação nutricional contida na rotulagem de alimentos do grupo dos cereais integrais sobre o entendimento dos consumidores e sua interferência nas escolhas alimentares. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório observacional transversal que foi desenvolvido com 150 indivíduos dos municípios do Sul de Minas Gerais. Para realização do mesmo, a coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2021, através da aplicação de dois questionários aplicados remotamente. RESULTADOS: Foi possível observar que 64% (n=96) dos participantes consomem cereais integrais, e destes, somente 34% (n=51), conferem a rotulagem destes. O seu maior consumo, além dos hábitos alimentares de consumidores que leem a rotulagem de alimentos, está entre os indivíduos que apresentaram melhor qualidade geral da alimentação. Já em relação ao marketing, foi possível observar que para 66% (n=99) dos participantes as “embalagens influenciam em sua compra”, enquanto que, para 46% (n=69) “propagandas e/ou comerciais alimentícios influenciam em sua compra”, o que reflete nos hábitos de vida dos entrevistados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As informações da rotulagem de alimentos dos produtos do grupo dos cereais integrais influenciam em melhores escolhas alimentares, mesmo que, nem todos os consumidores realizam a prática da leitura da rotulagem dos alimentos e entendam as informações nutricionais presentes na mesma. Porém, ainda assim, não são suficientes para orientarem os consumidores a fazerem melhores escolhas, o que se espera como avanço diante da nova rotulagem de alimentos. Palavras-chave: rotulagem de alimentos; informação nutricional; hábitos alimentares; publicidade de alimentos; e cereais integrais.
ABSTRACT: In Brazil, there is still a great difficulty for society to understand what is on a food label and its importance. The asymmetry of information between manufacturers of whole grain products and consumers can mislead the true compositional characteristics and influence food choices in a wrong way. OBJECTIVE: To evaluate the influence of nutritional information contained in the labeling of foods from the whole grain group on the understanding of consumers and their interference in food choices. METHODS: This is an exploratory, cross-sectional observational study that was developed with 150 individuals from the cities of southern Minas Gerais. To carry out the same, data collection took place in April 2021, through the application of two questionnaires applied remotely. RESULTS: It was possible to observe that 64% (n=96) of the participants consume whole grains, and of these, only 34% (n=51) confirm their labeling. Its highest consumption, in addition to the eating habits of consumers who read food labels, is among the individuals with better overall food quality. Regarding marketing, it was observed that for 66% (n=99) of the participants, “packaging influences your purchase”, while for 46% (n=69) “advertising and/or food commercials influence your purchase. purchase”, which reflects on the life habits of the interviewees. FINAL CONSIDERATIONS: The information on the food labeling of products in the whole grain group influence better food choices, even if not all consumers perform the practice of reading the food labeling and understand the nutritional information present in it. However, even so, they are not enough to guide consumers to make better choices, which is expected as an advance on the new food labeling. Keywords: food labeling; nutritional information; eating habits; food advertising; and whole grains.

Palavras-chave
Rotulagem de alimentos, Informação nutricional, Hábitos alimentares, Publicidade de alimentos, Cereais integrais
Citação
Coleções