Atendimento odontológico acessível à pessoa com deficiência auditiva: relato de experiência
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Data
2022-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Soares Lemos, Marianna
Teixeira de Souza, Marcela
Teixeira Moreira, Natália
Santos Carolina Mendes, Paula
Teles Rodrigues, Lucas
Orientador
Teles Rodrigues, Lucas
Coorientador
Mendes Santos Carolina, Paula
Resumo
Embora a saúde seja um direito de todos, conforme a Constituição de 1988, a barreira linguística prejudica o acesso aos serviços de saúde das pessoas com deficiência auditiva. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua oficial da comunidade surda brasileira, no entanto o domínio desta forma de comunicação, não é uma aptidão geral entre os dentistas. Compreendendo esse cenário com o objetivo de otimizar e qualificar o contato entre profissional e paciente, foram elaborados em parceria com um profissional de Fonoaudiologia fluente em Libras, panfletos explicativos e um vídeo em Libras com os principais sinais usados durante o atendimento odontológico. O material desenvolvido foi disponibilizado na clínica de atendimento odontológico para pessoas com deficiência de um Centro Universitário do município de Belo Horizonte/MG, sensibilizando discentes e docentes sobre a importância da odontologia inclusiva, acessível e mais humanizada. Considerando que a comunicação entre surdos e profissionais de maneira geral é um grande desafio, buscar alternativas que possibilitem a acessibilidade é muito importante. Espera-se que com estes materiais fornecidos, os pacientes surdos sintam-se seguros e, sobretudo acolhidos, para realizarem tratamentos odontológicos com a certeza de que serão compreendidos.
Palavras-chave
Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências., Pessoas com Deficiência Auditiva, Saúde Bucal, Acessibilidade. Línguas de Sinais