Processo de implantação de ISO 9001 Em indústria de Cimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-06-24

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

MARIA GILDELIA PINHEIRO BORGES, MARIA

Orientador

Lucas Tardelly Lins Mariz Ferreira, Lucas

Coorientador

Resumo

As industrias de cimentos buscam estratégias que garantam sua sustentabilidade no mercado, para isso, precisam ter uma gestão da qualidade eficiente para manter a competitividade, buscando-se a melhoria continua dos processos em geral. Objetiva-se neste trabalho, diagnosticar e avaliar os elementos de um sistema de gestão da qualidade, que será implementado com base nos requisitos da ISO 9001:2008, de modo que esses elementos sejam capazes de alavancar e melhorar os resultados operacionais e estratégicos em uma industria de cimento. Este artigo, decorre de um trabalho de mais de dois anos, no qual é apresentado um estudo qualitativo, com avaliações baseadas em dados e fatos, orientado pela estratégia de estudo de caso que busca apresentar os benefícios que a implementação da um norma NBR ISO 9001:2008 pode promover e melhorar uma indústria cimento multinacional como uma estratégia de melhoria dos resultados em niveis operacionias, tático e estratégico. O objeto da pesquisa é uma fábrica de cimentos, seu principal produto é o cimento e abastece toda a região Norte e Nordeste, a fábrica fica no Estado do Ceará. Com base na pesquisa de dados fornecidos pela empresa estudada, inicialmente, fez se diagnóstico de todos os processos, demonstrando a situação atual, observação direta, acompanhou-se todo o processo de implementação da ISO 9001, com o intuito de garantir o sucesso da implementação e os principais fatores decisivos para o êxito do projeto. Posteriormente, por meio de pesquisa de dados da empresa, foram analisados os resultados obtidos quanto a indicadores de desempenho de todo o processo. Em seguida, com o diagnóstico pós implantado, foi realizado uma análise dos avanços reais e potencias obtido com a implementação.

Palavras-chave

Cimento, Gestão de qualidade, ISO 9001.

Citação