Especialização Defesa Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    A atualização do plano municipal de redução de riscos de São João de Meriti/RJ
    (2018) Fernandes, Samir Batista
    The present work aimed to present an overview of the Municipal Plan for Risk Reduction. and presented it as a facilitating element of certain institutional guarantees for the municipal management of São João de Meriti to attain a resilient city status. He also presented the limitations that the tool offers due to the historical, cultural and mainly political context. With an exploratory approach, it discussed the most populous federalist population in Latin America, and how the elements that trigger disasters such as population densification, disordered land occupation, the social function of unrecorded property and poor public management contribute to a vulnerability scenario. For these elements the work is justified and contribute to the management of risk reduction which is a mandatory and indispensable element of public management. Finally, it presented a proposal to update the Risk Reduction Plan, in the form of a road map in its appendix.
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação da Defesa Civil municipal na percepção de risco sobre rompimento de barragem no ambiente escolar
    (2018) Machado, André de Freitas
    Este trabalho busca identificar a importância dos temas de defesa civil nas matrizes curriculares das escolas públicas do Município de Mariana, com o intuito de promover uma mudança cultural no que diz respeito aos desastres, e neste caso verificar se existe alguma interação da defesa civil municipal com as escolas para formação de uma cultura de autoproteção e preparação para desastre envolvendo rompimento de barragem. Pretende-se também, verificar se as empresas proprietárias das barragens desenvolvem em conjunto com a defesa civil municipal alguma atividade que contribua para fomentar a percepção de risco no ambiente escolar, bem como demonstrar que a Gestão de Risco de Desastre pode contribuir para minimização dos impactos provocados pelos desastres. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza explicativa, desenvolvida a partir de uma análise qualitativa. Para tanto, serão analisadas as legislações vigentes de Proteção e Defesa Civil no Brasil, marcos legais da educação brasileira, Leis do Município de Mariana, bem como os Planos de Ações Emergenciais de Barragens, Plano Municipal de Redução de Risco, Matriz Curricular do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, e pesquisas que abrangem bibliografia que trata do tema em estudo.
  • Monografia Acesso embargado
    Defesa Civil estadual: uma radiografia das estruturas no Brasil
    (2018) Ramos, Ubirajara Pereira
    A Defesa Civil no Brasil só existe em função dos desastres que ocorreram e que potencialmente ocorrerão e pela necessidade da existência e funcionamento de uma gestão de riscos de desastres, fato demonstrado através do episódio histórico no Rio de Janeiro em 1966, onde fortes chuvas e deslizamentos de terra tiraram a vida de centenas de pessoas, fazendo com que a partir da década de 70 os Estados constituíssem e desenvolvessem uma Coordenação de Proteção e Defesa Civil. Ao analisar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, observa-se que o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, cabe aos Estados, com o objetivo de identificar e mapear as áreas de risco através do monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico. Dentro deste cenário nacional encontram-se várias estruturas estaduais que nos fazem refletir se estão seguindo a Política Nacional, e se realmente conseguem atender as demandas da sociedade, desta maneira conhecer estas estruturas estaduais são de extrema importância para obtermos um referencial teórico e ao final poder realizar uma análise sobre sua eficiência e os reais motivos para estes modelos. O referido trabalho caracterizou-se por uma pesquisa pura, empírica e bibliográfica da área em foco, sendo deste modo utilizado o método quantitativo de pesquisa para obter uma radiografia dos Estados, referente aos modelos encontrados e seus diferentes tipos. Como resultado da pesquisa radiográfica, encontramos quatro modelos de estruturas de Defesa Civil no país, dirigidas de diferentes formas através de órgãos como Casa Militar, Corpos de Bombeiros Militares, Secretarias autônomas e outras Secretarias com relações em outras áreas do Estado. Desta maneira concluímos que a Defesa Civil, bem como a política pública para a área tem se desenvolvido em algumas regiões, contudo muito aquém da necessidade, fazendo inclusive que não se obtenha um padrão nas estruturas estaduais, ou seja, constitui-se uma Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, mas não padronizou-se ou desenvolveu-se o órgão estadual com responsabilidade para esta aplicação.
  • Monografia Acesso fechado
    Os núcleos de proteção e defesa civil –NUPDEC e a construção de uma cidade resiliente
    (2014) Silva, Luciane de Fátima Justino da
    Com o crescimento desordenado das cidades e o relacionamento nem sempre adequado do ser humano com a natureza, sente-se a necessidade de implementar ações para conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação na identificação dos problemas e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas a prevenção em Defesa Civil. No presente trabalho faz-se a explanação do conceito de Defesa Civil, apresenta-se o histórico da Defesa Civil em âmbito mundial, no Brasil, no Paraná e Londrina, desde a lei de criação e decreto de regulamentação da Defesa Civil em Londrina, bem como trabalhos realizados no município. O presente estudo, procura analisar as formas de intervenções que poderiam ser feitas nas comunidades do município de Londrina se houvesse a oficialização dos Nupdecs – Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, bem como uma análise no âmbito do Estado do Paraná da situação dos Nupdecs. Esta averiguação ocorreu junto aos CORPDECs – Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e Casa Militar para verificar quais COMPDECs- Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil possuem NUPDECs – Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil instaladas e em funcionamento e suas localizações no Estado do Paraná. Por se tratar de comunidade não se deve deixar de fora o ambiente escolar, potencializando mudança cultural direcionada à responsabilidade social e a necessidade de autoproteção frente às ameaças, com Ações Mitigadoras, onde Diretores e professores responderam a um questionário sobre o tema Defesa Civil x Escolas, com o intuito de saber o real conhecimento do que é Defesa Civil. A inclusão do ambiente escolar relacionado com as Nupdecs reforçaram esta mudança cultural influenciando o comportamento das crianças com ações mitigadoras.
  • Monografia Acesso fechado
    A logística militar e as operações humanitárias: um estudo do exército brasileiro
    (2014) Nascimento, Jorge Fernando do
    O presente estudo versa sobre “A Logística Militar e as Operações Humanitárias: um Estudo do Exército Brasileiro”. Busca-se realizar a análise do emprego da Logística do Exército Brasileiro nas Operações Humanitárias no Brasil. Com esse foco, o trabalho procura estabelecer a relação entre Logística Militar e Operações Humanitárias, bem como discutir as questões envolvidas na Logística do Exército Brasileiro e esse tipo de Operação no Brasil. Também procura destacar o impacto e as perspectivas da Logística do Exército Brasileiro nas Operações Humanitárias realizadas em território brasileiro. Ainda tem a intenção de examinar os desafios enfrentados por essa Logística nas citadas Operações, e apresentar as medidas que podem ser tomadas para melhorar a mencionada situação. A pesquisa bibliográfica foi pautada na literatura já existente sobre o assunto e tais conhecimentos possibilitaram embasar o estudo. Para isso, conceituaram-se as duas expressões-chave: Logística Militar e Operações Humanitárias e estabeleceu-se relação entre elas. Buscaram-se exemplos de outros países, como a Austrália e a Etiópia, para dar maior sustentação ao estudo. Os dados foram obtidos a partir de fontes primárias e secundárias, por intermédio de entrevistas estruturadas e não estruturadas, e pesquisas realizadas em bibliotecas e internet, e procedeu-se à análise dos dados. Por fim, o trabalho apresenta estratégias para superar os desafios encontrados.