Especialização Polícia Comunitária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso fechado
    A atuação dos conselhos de segurança no policiamento orientado a comunidade para a resolução de problemas de segurança pública
    (2013) Haefliger, Deiber Junior
    O presente trabalho de conclusão de curso consiste num breve estudo que objetiva uma análise sobre o estágio atual da Segurança Pública e as previsões acerca da filosofia da Polícia Comunitária, nova doutrina e estratégia organizacional que permite maior proximidade entre polícia e sociedade, especialmente sobre a atuação dos conselhos de segurança na resolução de problemas relacionados à Segurança Pública. Nesse sentido, o trabalho trata da origem da Polícia Comunitária, seu conceito, sua filosofia e os seus fundamentos estratégicos e operacionais para concretizar a sua implantação. Trata-se de um trabalho calcado em pesquisa bibliográfica e baseia-se no método dedutivo; quanto ao nível de sua complexidade, atinge o nível de uma pesquisa descritiva. Um dos resultados do trabalho é a constatação de que a Polícia Comunitária representa, em linhas gerais, uma evolução do modelo profissional de policiamento. O estudo constata que os princípios basilares da Polícia Comunitária são a prevenção do crime tendo como base a comunidade; a reorientação das atividades de patrulhamento, no sentido de enfatizar os serviços não emergenciais; o aumento da responsabilização das comunidades locais e a descentralização do comando na atividade de policiamento. Conclui também que a Polícia Comunitária aproveita as virtudes mais elementares do modelo de policiamento profissional, uma vez que também defende respostas rápidas para os casos de emergência, a aplicação das leis e a promoção da Segurança Pública. No entanto, a maior ênfase da Polícia Comunitária é, sem dúvida, a atuação no campo preventivo. Evidencia-se que os paradigmas do policiamento tradicional atualmente se mostram ineficazes, especialmente no que concerne ao aspecto da prevenção de delitos, enquanto que o modelo comunitário consiste numa abordagem mais abrangente, dedicando-se à prevenção e à resolução não só dos crimes, mas também de outros elementos que constituam fatores passíveis de se tornarem problemas para a comunidade. Para isso, os conselhos de segurança preceituam a busca do envolvimento e a participação ativa das comunidades nas questões relacionadas à Segurança Pública.
  • Monografia Acesso aberto
    Conselho comunitário de segurança: planejamento estratégico e resolução preventiva de problemas em segurança pública na região do distrito de Pirabeiraba, Joinville - SC
    (2013) Pogan, Marlon Ricardo
    Este trabalho visa demonstrar a realidade das atividades desenvolvidas pelo Conselho Comunitário de Segurança de Pirabeiraba, correlacionando-as com a Filosofia de Polícia Comunitária e os elementos que tornam o crime possível, cujo conhecimento alcançado proporcionará estrategicamente sua aplicação no futuro e em outros contextos. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório onde a coleta de dados deu-se pela participação do pesquisador junto às reuniões deste conselho comunitário, a fim de descrever seus trabalhos e identificar como estes se articulam com esta filosofia. São apresentados alguns conceitos, como o de Polícia Comunitária e dos princípios que norteiam esta filosofia, dos Conselhos Comunitários de Segurança, além de uma abordagem sobre os fenômenos da violência, da criminalidade e do crime como resultado das desigualdades sociais, bem como os três elementos que tornam o crime possível. Propende fragilizar o leitor de que os meios reativos e repressivos não são mais suficientes para conter o crime, reconhecendo da necessidade de encontrar soluções alternativas para os problemas de segurança pública em meio aos princípios da Filosofia de Polícia Comunitária, em especial o da resolução de problemas a curto e longo prazos. A análise das reuniões correlacionada com a teoria possibilitou a apresentação de proposta para o conselho de segurança analisado estar ainda mais próximo da referida filosofia.
  • Monografia Acesso aberto
    Polícia comunitária e a democracia brasileira: A polícia comunitária como instrumento hábil para a redução da violência
    (2014) Sá, Cláudio Antunes de
    O objetivo deste trabalho foi estudar as forças policiais como fator de aprimoramento para o funcionamento e a qualidade da prestação de serviço e, com isso, lançar luzes para que a população compreenda o papel da polícia na concretização da filosofia da polícia comunitária. Para tanto, optou-se pela metodologia baseada na pesquisa descritiva e bibliográfica que levou a considerar que a democracia é o melhor regime para a efetivação dos direitos humanos. Observou-se, que a filosofia da Polícia Comunitária com o exercício da cidadania, é instrumento hábil para a redução da violência em nosso cotidiano. Contudo, o policiamento comunitário não é um processo que depende somente da vontade das corporações, pois sem uma participação ativa das comunidades qualquer que seja a forma assumida, os meios para a implantação da polícia comunitária estarão dificultados, impedindo a criação de um policiamento aberto ao controle social. Nessa perspectiva, para aqueles que defendem esse modelo de policiamento comunitário, o desafio maior é incitar a participação de todos, sabendo-se que essa tarefa cabe a toda a sociedade e não somente às instituições profissionais.