Economia comportamental e teoria neoclássica: análise do comportamento dos agentes econômicos

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Data

2022-06-13

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Carneiro da Silva, Stella

Orientador

de Carvalho Azevedo Anache, Marcelo

Coorientador

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria Neoclássica do Consumidor e a Economia Comportamental. Para esse fim, a pesquisa abordou primeiramente o comportamento dos agentes econômicos pelo pressuposto do homem racional que possui informações perfeitas e completas, é movido por interesses pessoais e possui claro entendimento sobre suas preferências. Em seguida, foi investigado o comportamento dos consumidores de acordo com os princípios da racionalidade limitada. Evidenciou-se que os indivíduos nem sempre tomam as melhores decisões econômicas, pois podem ser influenciados por múltiplos aspectos culturais, sociais e psicológicos. Dessa forma, ainda que o modelo tradicional seja fundamental para o estudo da microeconomia, a teoria neoclássica sozinha não consegue explicar as falhas cognitivas e as condutas impulsivas verificadas em alguns casos. Nesse sentido, a economia comportamental tem como propósito integrar importantes conceitos da psicologia com as contribuições dos autores neoclássicos para fornecer uma base mais realista sobre o comportamento dos consumidores.

Palavras-chave

Teoria Neoclássica do Consumidor, Economia Comportamental, Racionalidade limitada

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