Economia comportamental e teoria neoclássica: análise do comportamento dos agentes econômicos
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Data
2022-06-13
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Carneiro da Silva, Stella
Orientador
de Carvalho Azevedo Anache, Marcelo
Coorientador
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria Neoclássica do
Consumidor e a Economia Comportamental. Para esse fim, a pesquisa abordou
primeiramente o comportamento dos agentes econômicos pelo pressuposto do
homem racional que possui informações perfeitas e completas, é movido por
interesses pessoais e possui claro entendimento sobre suas preferências. Em
seguida, foi investigado o comportamento dos consumidores de acordo com os
princípios da racionalidade limitada. Evidenciou-se que os indivíduos nem sempre
tomam as melhores decisões econômicas, pois podem ser influenciados por múltiplos
aspectos culturais, sociais e psicológicos. Dessa forma, ainda que o modelo
tradicional seja fundamental para o estudo da microeconomia, a teoria neoclássica
sozinha não consegue explicar as falhas cognitivas e as condutas impulsivas
verificadas em alguns casos. Nesse sentido, a economia comportamental tem como
propósito integrar importantes conceitos da psicologia com as contribuições dos
autores neoclássicos para fornecer uma base mais realista sobre o comportamento
dos consumidores.
Palavras-chave
Teoria Neoclássica do Consumidor, Economia Comportamental, Racionalidade limitada