Entre o sagrado e o profano: uma análise de Claude Frollo na animação o Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa
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Data
2019-12
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Machado, Emanuel Rodrigues
Orientador
Ballmann, Fábio
Coorientador
Resumo
Considerando a relevância dos estudos sobre a representação de aspectos religiosos no campo artístico, pesquisa-se sobre as concepções filosóficas de sagrado e profano a fim de analisar o antagonista Claude Frollo da animação O Corcunda de Notre Dame sob a perspectiva da teoria da narrativa. Para tanto, foram examinadas três cenas – O Pecado em Cada Ser (Exceto em Si), Os Ciganos Não Sobrevivem Entre Quatro Paredes e Fogo do Inferno – com intuito de problematizar e refletir sobre como o sagrado e o profano colaboram para a complexidade da personagem. Propondo-se lograr tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada em fontes secundárias que sustentam a conclusão de que a esfericidade da personagem Frollo consiste na identificação com a instabilidade das crenças e práticas de pessoas reais.
Palavras-chave
Sagrado, Profano, Narrativa