Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • Monografia Acesso aberto
    Transtorno de ansiedade em profissionais de enfermagem
    (2024-06) LUZ, FERREIRA, LARA, Ana Luiza Santiago de Melo Luz, Fernanda Fereira, João Luiz Monteiro Lara
    Objetivo: compreender como transtorno de ansiedade afetam a prática profissional dos enfermeiros em seu ambiente de trabalho e as principais medidas que podem ser adotadas para preservar a saúde mental e física deste trabalhador da saúde. Método: esse estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem exploratória, descritiva e qualitativa, embasada em artigos científicos de cunho acadêmico. Resultados: Os transtornos de ansiedade são condições mentais que envolvem um processo de desenvolvimento complexo, influenciado por fatores genéticos, neurobiológicos, ambientais e psicossociais. As causas da ansiedade podem estar relacionadas a uma série de fatores, como sobrecarga de trabalho, demandas emocionais e físicas, exposição a emergências e estresse, pressão por desempenho, longas jornadas de trabalho e falta de suporte emocional e gerencial, resultando em um ambiente propício ao desenvolvimento da ansiedade. Considerações finais: Conclui-se se faz necessária uma atenção mais qualificada por parte dos gestores e empregadores com vistas à formulação de políticas públicas mais efetivas que promovam a saúde mental e o bem-estar dessa categoria profissional que tem jornadas extensas de trabalho e se dedica ao cuidado da população brasileira e, não raro, torna-se incapacitada às atividades da vida diária e laborais em decorrência de adoecimentos relacionados às suas atividades laborativas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conduta de enfermagem frente a gestante com diaguinóstico de sífilis
    (2024-06) REIS, Alexandra Pereira; SANTOS, Bruna Aparecida dos; LAGOS, Isla Camilly Camaral; FARIAS, Juliete Alves; ROSA, Sandra Silva
    Abordar a conduta de enfermagem frente ao caso de sífilis em gestantes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão de integrativa, com buscas realizadas em bases de dados acadêmicos, selecionados estudos publicados nos últimos cinco anos. Resultados: As condutas de enfermagem são essenciais no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de gestantes diagnosticadas com sífilis, principalmente para prevenir complicações. Observou-se que a realização do teste VDRL no primeiro e terceiro trimestre e no momento do parto é fundamental para diagnosticar a sífilis. Essa identificação precoce da doença permite implementar imediatamente medidas terapêuticas, que são importantes para a proteção tanto da mãe quanto do feto. Considerou-se ainda que os profissionais de enfermagem devem promover a educação e orientação da gestante quanto às vias de transmissão, os riscos associados à sífilis e a importância da adesão e continuidade do tratamento adequado, assim como orientar o parceiro para fazer o tratamento. Considerações finais: Deve-se oferecer suporte emocional à gestante, abordando quaisquer preocupações ou medos relacionados ao diagnóstico e impacto potencial na saúde do bebê. A promoção de um ambiente acolhedor e de apoio é fundamental para garantir que a gestante sinta segura e compreendida, durante todo o processo de tratamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da enfermagem frente a realidade dos idosos convivendo com HIV
    (2024-06) ALBERGARIA, Camila Dayane Ferreira; REIS,, Carine Dos; GONÇALVES,, Janaina Alves De Souza
    Objetivo: Demonstrar a importância dos serviços de enfermagem frente a casos de idosos convivendo com o vírus HIV. Dessa forma, e levando em conta, o processo de adoecimento dos pacientes idosos acometidos pela HIV/AIDS e a importância de um planejamento estratégico da equipe de enfermagem na intervenção e otimização dos serviços prestados. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa que se propõe a responder a uma pergunta central: Como a enfermagem atua no atendimento a idosos que convivem com HIV? Assim, são apresentados aspectos que tratam desde fatores como a contaminação, a desinformação e o não conhecimento sobre o adoecimento de idosos com o vírus HIV. Para tanto a pesquisa central se deu através de artigos encontrados na plataforma (BVS) Biblioteca Virtual em Saúde, fazendo uso de descritores científicos encontrados na plataforma (Decs) “Descritores de Ciências da Saúde: Idosos, dados epidemiológicos e Enfermagem. Resultados: A pesquisa primária encontrou um resultado de 452 artigos quando cruzados os descritores acima citados. Dessa forma foi necessário um sistema de filtragem para refinar a pesquisa e assim, utilizando as bases de dados encontradas na plataforma BVS e os filtros ali disponíveis, foram encontrados como resultado final, 13 artigos e destes, foram escolhidos 5 que compõe a principal base para esse estudo. Foram considerados como fatores e exclusão artigos relacionados à pandemia SARS-CoV-2 (Covid 19) e somente artigos em português e inglês publicados nos últimos 5 anos. Considerações finais: À medida que a população envelhece e a virilidade deixa de ser um problema, idosos tem se contaminado e os números demonstram a fragilidade dessa população quanto a informações e ações profiláticas e do tratamento. A equipe de enfermagem entra em cena trazendo esclarecimentos, campanhas educativas, estratégias de cuidados humanizado e, bem como suporte psicológicos e o trabalho multidisciplinar que engloba inúmeros aspectos refletindo assim numa melhor promoção de saúde e qualidade de vida aos idosos soropositivos. Dessa forma, conclui-se que a equipe d enfermagem é de suma importância no trato aos idosos acometidos com essa patologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relevância da assistencia de Enfermagem no cuidado do paciente portador de pé diabético na atenção primária de saúde
    (2024-06) LIMA, Diane Santos; SAVIONE, kênia de Souza; SOUZA, Maria Zenilia de
    Objetivo: compreender qual a relevância da assistência da enfermagem nos cuidados a pacientes com pé diabético na Atenção Primária. Metodologia: revisão integrativa da literatura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atribuições da enfermagem com foco na transição de cuidados
    (2024-07) DUTRA, Arthur Almeida; PEREIRA, Thalita Ester da Fonseca; PEDRO, Thalita Gabriela Rocha
    Objetivo: identificar as possíveis falhas na comunicação durante a transição de cuidados. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, os dados foram coletados por meio de seleção na base de dados da BVS, sendo escolhidos cinco artigos, foram estabelecidos critérios de inclusão: artigos científicos, estar da íntegra nas línguas inglês ou português, publicados no período de 7 anos. Resultados O processo de comunicação é extremamente importante para os profissionais no processo de continuidade no cuidado, no entanto apresentam algumas falhas. Considerações finais: Com embasamento na leitura dos artigos selecionados, conclui-se que a atuação do enfermeiro é fundamental para que ocorra efetividade no rompimento das barreiras sistêmicas na transição de cuidados e que embora a comunicação eficaz seja reconhecida como um dos elementos essenciais para a segurança do paciente ainda existem falhas no processo, o que pode propiciar em graves erros. Diante disso é de extrema importância corrigir esses défices na comunicação, para que se assegure a continuidade do cuidado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Adesão de EPI’s no ambiente hospitalar: uma visão sobre os enfermeiros
    (2024-07) CAMARGO, Camila Ferreirra dos Santos; GUIMARÃES, Cíntia Stefane Gomes; PIRES, Érica Viana; MARTINS, Erika Julia Melo; ALVARENGA, Sirlene Fernandes
    Objetivo: O trabalho investiga os fatores que influenciam a adesão aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por enfermeiros em ambientes hospitalares, visando identificar estratégias para promover maior conformidade com diretrizes de segurança. Metodologia exploratória incluiu revisão de artigos nas bases SciELO, LILACS e PubMed, utilizando descritores em português e inglês. Foram incluídos artigos publicados entre 2009 e 2024, excluindo duplicados, resumos e artigos não pertinentes. Dos 17.100 artigos encontrados, apenas dez foram incluídos na revisão final. Resultados mostraram a necessidade urgente de aprimorar a avaliação e o treinamento no uso de EPIs, destacando a preocupação com autocontaminação. Considerações finais: é essencial investir em educação e supervisão para garantir práticas de segurança, com medidas preventivas e treinamentos periódicos adaptados às necessidades de cada ambiente hospitalar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da assistência de enfermagem no pré-natal na atenção primária
    (2024-07) BRANDAO, Alice Pereira; ASSIS, Ingridh Emannuely Siqueira de; GRACIANO, Izabela Neri Do Pinho; SILVA, Paula Luciana da, SILVA, Paula Luciana da; MACEDO, Yasmim Suelen de
    Introdução: O papel do enfermeiro no pré-natal é voltado para ações direcionadas á saúde e bem estar tanto materna quanto fetal, assegurando um processo gestacional de qualidade. O pré-natal tem como finalidade o acompanhamento da evolução durante todo o período gestacional, quando realizado de maneira adequada reduz os riscos de mortalidade materna e fetal. A consulta de enfermagem é uma ferramenta que deve ser utilizada como fortalecimento de vínculos. Objetivo: Compreender a importância da assistência de enfermagem durante o período pré-natal da gestante e na atenção primária ao recém-nascido. Metodologia: Busca por artigos científicos selecionados através das seguintes bases de dados, U. S. National Library of Medicine (Pubmed),Scientific Electronic Library (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Procurou-se usar referências de artigos pesquisados em trabalhos publicados nos últimos cinco anos (2019 a 2024). A seleção dos artigos se resultou da leitura crítica reflexiva e da relevância para o objetivo e tema abordado. Resultados: Os benefícios para as pacientes abrangem um acesso ampliado aos serviços, promoção de práticas de saúde apropriadas ao longo da gestação, parto e nascimento e o fortalecimento do empoderamento, competência e autonomia das mães. Para o profissional de enfermagem, isso se traduz em uma prática clínica mais eficiente, solucionadora e autônoma. Considerações finais: O cuidado prestado na assistência à saúde da gestante é fundamental e diversificado, envolvendo desde práticas técnicas até uma abordagem mais humanizada. Um acompanhamento de pré-natal de excelência requer a atenção às demandas e expectativas da gestante, com a implementação de ações acolhedoras em todos os níveis de cuidado. O enfermeiro tem um papel essencial nesse processo, conduzindo consultas abrangentes, fornecendo orientações sobre cuidados contínuos e garantindo um acolhimento adequado. A atenção primária à saúde engloba a prevenção, identificação e tratamento de possíveis complicações, apesar dos desafios que são encontrados no caminho do profissional de enfermagem, compreender a perspectiva dos profissionais pode aprimorar a prestação de cuidados pré-natais e ampliar as atribuições dos enfermeiros pode resultar em melhorias nos atendimentos e no fortalecimento do empoderamento materno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estratégia para prevenção do Burnout no enfermeiro
    (2024-06) SA, Carlos
    Objetivo: descrever as estratégias para prevenção do burnout no enfermeiro. Metodologia Utilizou-se para tanto uma revisão integrativa de literatura. Usando como descritores para a busca: Burnout; Enfermeiro; Prevenção; Autocuidado. Tendo como critério de inclusão artigos em portugues, com data inferior a 2018. A amostragem inicial foi de 58 artigos, sendo utilizados 09 para o produto fina Resultados: Apresentando como resultados o autoconhecimento o autocontrole aliado a medidas institucionais, são citados como forma de prevenção e controle do burnout. Práticas que também devem ser estimuladas entre os enfermeiros são mudanças de hábitos de vida, estímulo ao lazer, a prática regular de esportes e terapias holísticas também são citadas para o tratamento e controle do burnout.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Abordagem da hipodermóclise em cuidados paliativos geriátricos
    (2024-06) CAMARGOS, Izabella; CARDOSO, Ludmila Melo; HONÓRIO, Gizele Soares Marques; SANTOS, Cristiele Rodrigues dos
    Este trabalho consiste em uma revisão integrativa sobre o uso da hipodermóclise em cuidados paliativos para pacientes idosos, com foco na prática da enfermagem geriátrica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As atribuições do enfermeiro no cuidado do paciente diabético na atenção primária à saúde
    (2024-06) CHAVES, Nathalia Favero Quintiliano; ÁVILA, Letícia da Silva Rodrigues; FERREIRA, Rafaella Silva; QUINTILIANO, Thamires Kelly Gomes
    Objetivo: Compreender quais são as atribuições do enfermeiro no cuidado do paciente portador de diabetes mellitus tipo dois na atenção primária à saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com aspecto qualitativo. Utilizou-se para a construção das pesquisas os seguintes descritores: diabetes mellitus, enfermagem e atenção primária à saúde. Resultados: Foram elencados cinco artigos que traziam na sua temática a abordagem do enfermeiro na atenção primária ao paciente portador do DM para a fundamentação do tema da pesquisa. Considerações finais: Este estudo evidenciou a importância da conscientização intrínseca ao paciente, no que tange o autocuidado para o tratamento da DM2. Foi observado o destaque do profissional enfermeiro quanto à educação regular em saúde, assim como a importância da implementação sistemática do processo de enfermagem. Para além disso, o enfermeiro possui um papel importante frente ao planejamento clínico com a equipe multidisciplinar, corroborando com uma melhor conduta para o manejo e eficácia do tratamento da DM.
  • Monografia Acesso aberto
    Segurança do paciente no cti: perspectivas da enfermagem
    (2024-06) COSTA, Ester Martins da Silva; FARIA, Jessica Cristina Azevedo de; PAIXÃO, Lucas Thadeu Gonçalves de; SOARES, Roseli da Silva; SANTOS, Sheila Graziele Roza; FARIA, Jessica Cristina Azevedo De
    Objetivo: Analisar as publicações científicas a respeito das estratégias e medidas preventivas adotadas pela enfermagem para garantir a segurança do paciente no CTI. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica exploratório com pesquisas de artigos. Para a busca científica foram acessadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Pubmed. A partir dos seguintes Descritores: “Segurança do paciente” e “Unidades de terapia intensiva” e “Organização e Administração” e “Enfermagem de cuidados críticos”. Resultados: Foram obtidos 47 estudos a partir do uso dos descritores nas bases de dados. Esses foram triados considerando a leitura do título, resumo e palavras-chave, sendo 10 estudos considerados na próxima etapa de seleção. Após passarem por uma análise foram excluídos aqueles em duplicidade, disponibilizados na forma de resumo, que não abordavam diretamente a proposta estudada, artigos de revisão, e os publicados há mais de 10 anos. Por fim, 6 investigações compuseram a amostra final. Considerações finais: O enfermeiro desempenha um papel fundamental no CTI, sendo responsável por coordenar o cuidado dos pacientes, monitorar seu estado de saúde, realizar procedimentos e garantir a segurança e o bem estar destes. Garantir a segurança do paciente no CTI requer uma abordagem multidisciplinar, estratégias eficazes de prevenção de complicações e um ambiente de trabalho que favoreça a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe. No exercício de suas atribuições o enfermeiro enfrenta diversos desafios na promoção de cuidados dos pacientes no CTI, dentre os quais a alta demanda de pacientes com condições clínicas graves, a necessidade de monitoramento constante, além das jornadas de trabalho extensas, equipes reduzidas, escassez de recursos e o elevado estresse emocional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Percepção dos profissionais de enfermagem frente a violência ocupacional
    (2023-12) ALVES, Cíntia Maria da Silva; SANTOS, Eva Tayla Silva; SANTOS, Tailane de Jesus; FERREIRA, Vitória Luiza Torres Ferreira
    Introdução: De acordo com a Organização Internacional do Trabalho – OIT (2021), a violência no ambiente do trabalho é toda ação, incidente ou comportamento de uma pessoa contra outra que leve à agressão, ofensa, prejuízo ou humilhação em seu trabalho. A violência no local de trabalho se deve a várias causas, sendo um problema de saúde pública, jurídico e social e acomete a todos os trabalhadores, independente da área que atua. Objetivo: Este trabalho objetivou identificar qual a percepção dos profissionais de enfermagem frente a violência ocupacional. Metodologia: A abordagem escolhida para subsidiar os procedimentos metodológicos deste estudo foi uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa ocorreu entre agosto a outubro de 2023, com buscas realizadas nas plataformas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos bancos de dados da Literatura Latino Americana (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, utilizando os descritores violência, violência no trabalho e enfermagem, aplicando o operador booleano AND com o objetivo de refinar as buscas. Resultados: Após a busca de dados realizada nas plataformas BVS, SciELO e PubMed, foi elencado uma síntese em forma de quadro, das seguintes informações: título do artigo, ano/autor, objetivos, metodologia, resultado principal e categorias. Dado o conteúdo dos artigos explorados e as correlações em seus estudos, a análise dos resultados proporcionou a definição de duas categorias: 1- Valorização profissional e relações com fatores institucionais e a categoria 2-Medidas de prevenção e controle da violência ocupacional. Considerações Finais: A violência ocupacional está no dia a dia dos profissionais de enfermagem, expondo os trabalhadores a acontecimentos que causam prejuízos à dignidade, integridade física e mental. Deste modo, Destaca-se a importância de ações intersetoriais e institucionais de segurança para maior efetivação da redução da violência ocupacional em saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Covid-19 e os impactos da síndrome de burnout em profissionais de enfermagem na unidade de terapia intensiva (UTI)
    (2023-12) SANTOS, Evelyn Moreira Lemos; GONÇALVES, Fabiana Ribeiro; RIBEIRO, Karen Cristina; MARTINS, Tainara Carolina Almeida
    Introdução: A equipe de enfermagem lida todos os dias com as atividades de sua competência, o Burnout na equipe de enfermagem revela um processo de inadequação aos postos de trabalhos vividos durante a pandemia de Covid-19, o profissional enfermeiro de lida um o dia a dia da UTI carrega uma responsabilidade diante da linha de frente sendo visto como um profissional engenhoso para alcançar melhores resultados. Objetivo: Avaliar a Covid-19 e os impactos no aumento da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Trata- se de um estudo de caráter exploratório, feito através de revisão integrativa e coleta de dados de forma qualitativa de artigos publicados a partir do ano de 2020 até o ano de 2023, colocamos em prática juntamente com a análise de conteúdos por Bardan, foram estipulados critérios de inclusão e exclusão para a realização das seleções dos artigos. Resultados: Observou-se que a Síndrome de Burnout está ligada diretamente a volta das doenças ocupacionais que desencadeiam o afastamento das pessoas do trabalho afetando a sua vida social e o seu bem estar, demandando uma atenção da equipe multidisciplinar para prestar cuidados complexos. Conclusão: Conclui-se que a qualidade do serviço prestado pelo profissional de enfermagem não depende somente das técnicas e qualidade na assistência mais sim de uma saúde mental estável de cada profissional que presta esse serviço, a Unidade de Terapia intensiva é um setor onde apresenta um grande nível de estresse, pela rotina exaustiva e a grande demanda de mão de obra, a importância da valorização salarial destes profissionais faz toda a diferença para manter um padrão de vida aceitável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relevância da assistência de enfermagem no processo de reprodução humana assistida
    (2023-12) SANTOS, Maria Luiza Melo Feltran Dutra; FREITAS, Júlia Laís Figueredo de; LACERDA, Victor Gomes de; MACHADO, Josiane Batista Lourenço
    Introdução: A SBRA aponta que no Brasil aproximadamente 8 milhões de pessoas são inférteis e a cada ano que passa esse número aumenta, o que leva a essas pessoas recorrerem a biotecnologia como meio para a concepção, além de contemplar a pessoas com pré disposições genéticas que impossibilitam a concepção, a RHA possibilita que casais homoafetivos gerem seus filhos, e para o sucesso do tratamento é necessário um acompanhamento de uma equipe multiprofissional, na qual o enfermeiro desempenha um papel de extrema importância. Objetivo: Destacar a importância da assistência de enfermagem e seu impacto no êxito dos tratamentos realizados na reprodução humana assistida. Metodologia: Uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa, a pesquisa ocorreu entre outubro a novembro de 2023, optou-se pela busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino Americana (LILACS), utilizando os seguintes descritores: enfermagem, reprodução humana assistida, saúde reprodutiva e infertilidade, aplicando os operadores booleanos. Resultados: Depois de efetuar a pesquisa nos repositórios da BVS e examinar minuciosamente os quatro artigos, elaborou-se uma síntese apresentada em formato de tabela, abrangendo os seguintes dados: quantidade, autores/ano, assunto, abordagem metodológica, propósito e desfecho. Considerações finais: a presente pesquisa desempenha um papel crucial na promoção da abordagem do tema tanto no ambiente educacional quanto profissional, além de ressaltar a importância da educação contínua e especialização na área de enfermagem. Quanto às limitações da pesquisa, destaca-se a ausência de conteúdo recente disponível na literatura, integral e gratuitamente, sugerindo assim a necessidade de condução e ampliação de novas pesquisas sobre o tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A aderência da implementação de protocolos de segurança para prevenção de lesões por pressão na unidade de terapia intensiva (uti)
    (2023-12) SILVA, Brenda Luiza Ferreira; REZENDE, Cátia Juliana; ANTUNES, Gabriel Vidotti; SANTOS, Marcos Vinicios de Oliveira
    A lesão por pressão (LPP) consiste em uma lesão resultante da interrupção do fluxo sanguíneo. A incidência é significativa, afetando especialmente pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Este estudo objetivou avaliar a aderência da implementação de protocolos de segurança na prevenção de lesões por pressão na UTI. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa. Realizou-se buscas entre o período de agosto a novembro de 2023, através da plataforma Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e as Bases de dados LILACS e BDENF. Elencou-se duas categorias que possibilitou observar que, os pacientes dos estudos selecionados obtiveram um alto índice de LPP durante a internação na UTI, mesmo as instituições dispondo de protocolos e insumos necessários para prevenção. Conclui-se que a implementação de protocolos de segurança para prevenção de LPP na UTI impacta em resultados positivos, uma vez que, ocorra a adesão adequada da equipe de enfermagem e a gestão do setor.