Arquétipos, inconsciente coletivo e mídias audiovisuais: um caminho para a individuação.
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Data
2022
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Raul Dantas dos
Orientador
Santos, Catiele dos Reis
Coorientador
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre como os
aspectos do mitológico e do sagrado se manifestam em uma das formas
contemporâneas de se contar histórias, as mídias audiovisuais, como filmes, séries,
desenhos animados, etc. O trabalho tem como objetivo e se dá através da análise
conceito de arquétipo de Jung e a forma como esse conceito também se apresenta
nessas novas formas de se contar histórias e como a análise dessa relação entre o
arquétipo, a mídia audiovisual e o sujeito pode ser benéfica para o processo de
individuação, fornecendo ferramentas de autoconhecimento e autorrealização. O
trabalho também tem como objetivo analisar e definir os conceitos de Arquétipo,
Inconsciente Coletivo, Individuação e Mito Moderno, exemplificando esses conceitos
em determinados personagens das mídias audiovisuais. Os principais teóricos
abordados neste trabalho são: Jung (2014), Silva (2019) e Neumann (1995), para os
assuntos relacionados à psicologia junguiana, e Higuet (2005), Campbell (2015),
Knowles (2008) e Cazelli (2020), sobre os assuntos relacionados à mitologia e o
conceito de mito moderno. A problemática que dá à luz norteadora deste trabalho é a
consideração de que as mídias audiovisuais, como uma forma contemporânea de se
contar histórias, também pode carregar de uma forma intrínseca, a habilidade de
transmitir um sentido simbólico. transcendental e universal, se comunicando com a
subjetividade do ser humano, proporcionando reflexões e novas formas de se
observar o mundo ou determinado assunto, algo que era bastante presente na forma
como povos antigos se relacionavam com seus mitos e em sua religiosidade. E essa
habilidade pode ser acessada através de uma análise arquetípica dos personagens
dessas histórias.
Palavras-chave
Arquétipo, Inconsciente coletivo, Mídias audiovisuais, Individuação