Tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem: desafios dos professores alfabetizadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Machado, Ana Carolina

Orientador

Rosa, Marilane Mendes Cascaes da

Coorientador

Resumo

Com a tecnologia cada vez mais presente ao nosso redor e, principalmente, no espaço escolar, escolhemos o tema: Tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem: desafios dos professores alfabetizadores. Deste modo, este artigo visa compreender os principais desafios do professor do ciclo alfabetizador na utilização de tecnologias na prática pedagógica. Assim, por meio de um questionário respondido por duas professoras de duas escolas do município de Morro da Fumaça, uma da rede pública e outra particular, buscamos identificar a utilização da tecnologia em sala de aula bem como as dificuldades com a mesma. Dessa forma, para fundamentar nossa pesquisa, utilizamos Costa (2021), Dias e Cavalcante, (2016), Nascimento (2012), Souza e Souza (2010), além de outros que nos ajudarão a verificar as percepções encontradas em torno do tema. Nesse sentido, por meio da pesquisa, observamos que as tecnologias estão presentes na prática das professoras e que, diante delas, tanto as professoras quanto as crianças, algumas vezes, apresentam dificuldades, todavia constatamos nas falas das professoras que essa ferramenta pode contribuir significativamente para o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Professor

Citação

Coleções