A utilização dos recursos visuais na educação infantil para e com crianças do transtorno do espectro autista: um estudo sobre o método teacch
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Data
2022
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cancelier, Bruna Cardoso
Orientador
Medeiros, Jacira
Coorientador
Resumo
Frente à falta de conhecimento sobre a temática do autismo por grande parte dos educadores da educação infantil e como acolher pedagogicamente estas crianças em espaços formais, o presente artigo traz a apresentação e a relevância do uso dos recursos visuais e do método teacch para as crianças com tea (transtorno do espectro autista). Este tem como objetivo identificar as contribuições dos recursos visuais para o desenvolvimento da aprendizagem e a inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil, a partir dos 3 anos de idade, tendo como método a estrutura do teacch. O estudo do autismo e do método teacch foi desenvolvido por embasamentos científicos de notórios autores, entre eles Leon (2016), Leitão (2016) e Ciola e Fonseca (2016). Nele evidenciamos como mediar e planejar por meio dessa estrutura, como também destacamos possibilidades para trabalhar com o tea a partir dos recursos visuais desse método.
Palavras-chave
Método teacch, Autismo, Inclusão