Educação Biocêntrica, uma paradigma de convivência afetiva: relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-02

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Simoni, André Luís Soares

Orientador

Schlickmann, Maria Sirlene Pereira

Coorientador

Sousa, Ana Maria Borges

Resumo

A Educação Biocêntrica é um paradigma pedagógico que nos possibilita ensinar às crianças modos de convivência afetivos para que possam vivenciar com intensidade todos os sentidos do aqui e agora, inspiradas em práticas educativas de conexão com a vida. É um modelo de ensino que considera a multidimensionalidade do humano, da vida e confia na afetividade como alicerce para uma convivência saudável, na qual a comunicação entre os sujeitos recusa todas as formas de violências. Este artigo propõe-se a compartilhar uma experiência vivenciada no ensino básico fundamental e seus efeitos na comunidade escolar. Estas práticas pedagógicas promovem uma cultura de paz por meio do diálogo reflexivo e vivencial, mediadas por conteúdos que incluem a sustentabilidade, a arte, a música, a escultura, a dança, o teatro de fantoches, os jogos cooperativos e a reciclagem de materiais na construção dos jogos e brinquedos, promovendo o reconhecimento e a valorização da vida. O locus de realização das experiências ocorreu em três escolas: Núcleo Escolar em Santa Rosa de Lima (SC) e E.E.B Fábio Silva e E.M.E.B. Faustina da Luz Patrício, ambas em Tubarão (SC). Os autores principais convidados para o diálogo foram: Freire (1991, 2003, 2014), Morin (2000, 2002), Maturana (2002), Spode (2018), Sousa (2006, 2011), Flores (2006, 2018) e Cavalcante (2001, 2006, 2008, 2015). Em termos de resultado, podemos dizer que, a partir do paradigma da Educação Biocêntrica, é possível ampliar, com equidade, a visão de mundo dos sujeitos, assim como incentivar o conviver em harmonia com as diferenças, tornando possível um novo modo de educar, por caminhos de maior empatia e autonomia, por meio da práxis no território do saber e do aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Biocentric education is a pedagogical paradigm which enables us to teach children affective ways of living together so that they can experience intensely all the here and now senses inspired by life connection educational practices. It is a teaching model that considers the multidimensionality of the human being and of life and relies on affectivity as the foundation for a healthy coexistence in which the communication between individuals refuses all forms of violence. This article intends to share an experience lived in elementary school and its effects on the educational community. These pedagogical practices foster a culture of peace through an experiential and reflexive dialogue, mediated by contents which comprehend sustainability, art, music, sculpture, dance, puppeteering, cooperative games and recycling materials in games and toys, stimulating life acknowledgment and appreciation. The experiment loci were three schools: Núcleo Escolar in Santa Rosa de Lima, Santa Catarina state, E.E.B. Fábio Silva and E.M. E.B. Faustina da Luz Patrício, both in Tubarão, Santa Catarina state. The main authors invited for the dialogue were: Freire (1991, 2003, 2014), Morin (2000, 2002), Maturana (2002), Spode (2018), Sousa (2006, 2011), Flores (2006, 2018) and Cavalcante (2001, 2006, 2008, 2015). In terms of results, we can say that, based on the Biocentric Education paradigm, it is possible to expand, with equity, the individuals’ worldview, as well as to stimulate social living in harmony with the differences, enabling a new way of educating, through avenues of greater empathy and autonomy, by means of praxis in the realm of knowledge and learning to know, to act, to live together and to be. Key words: Biocentric Education. Affective Intelligence. Biodanza
La educación Biocéntrica es un paradigma pedagógico que nos permite enseñar a los niños formas de relaciones afectivas para que puedan vivir con profundidad todos los sentidos del presente inspirados en practicas educativas de conexión con la vida. Es una manera de enseñanza que lleva en consideración la multidimensionalidad del humano, de la vida y creer en el afecto como base para una convivencia saludable en la cual la comunicación entre los sujetos rechaza todas las formas de violencia. Este artículo propone compartir una experiencia vivida en la enseñanza básica y sus efectos en la comunidad escolar. Estas prácticas pedagógicas promueven una cultura de paz por medio del dialogo reflexivo y vivencial, mediados por contenidos que incluyen la sustentabilidad, el arte, la música, la escultura, la danza, el teatro de marionetas, los juegos cooperativos y el reciclaje de materiales en la construcción de juegos y juguetes, promoviendo el reconocimiento y valoración de la vida. El lugar para la realización de los experimentos se dio en tres escuelas: Núcleo Escolar de Santa Rosa de Lima (SC) y E.E.B Fábio Silva y E.M.E.B. Faustina da Luz Patrício, ambos en Tubarão (SC). Los principales autores invitados para el diálogo fueron: Freire (1991, 2003, 2014), Morin (2000, 2002), Maturana (2002), Spode (2018), Sousa (2006, 2011), Flores (2006, 2018) y Cavalcante. (2001, 2006, 2008, 2015). En términos de resultados, podemos decir que, a partir del paradigma de la Educación Biocéntrica, es posible ampliar equitativamente la cosmovisión de los sujetos, así como incentivar a las personas a vivir en armonía con las diferencias, posibilitando una nueva forma de educar, a través de caminos de mayor empatía y autonomía, a través de la praxis en el territorio del conocimiento y aprendiendo a conocer, a hacer, a convivir y a ser. Palabras clave: Educación biocéntrica. Inteligencia afectiva. Biodanza

Palavras-chave

Educação Biocêntrica, Inteligência Afetiva, Biodança - Biodanza

Citação

Coleções