Gestores de instituições de educação infantil: qual o contexto legal e as condições de trabalho?

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Data

2021-11-26

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Caetano, Jaqueline Farias

Orientador

Cardoso, Jorge Nogared Alexandre

Coorientador

Cardoso, Rosinete Costa Fernandes

Resumo

Este artigo está situado no campo da gestão, restringindo o estudo no contexto legal e nas condições de trabalho pertinentes à função de gestor nas instituições de Educação Infantil (EI) da rede municipal do município de Morro da Fumaça. Sabemos que a Educação Infantil é um período de suma importância para a construção de conhecimentos, cabe, então, refletir sobre essa etapa, buscando compreender esse processo, pois acredita-se que uma peça muito importante na instituição é a do gestor. A gestão na Educação Infantil requer liderança e compromisso. Para responder ao problema “Qual o contexto legal e as condições de trabalho dos gestores de instituições de Educação Infantil na rede municipal do município de Morro da Fumaça?”, utilizou-se dos seguintes caminhos metodológicos: coleta de dados com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e dos centros de Educação Infantil e com conselheiros do Conselho Municipal de Educação; bem como estudo de documentos oficiais e legislações do município de Morro da Fumaça. Para as análises, buscou-se apoio teórico em Saviani (2010; 2012), Paro (2001), Lück (2009) Vasconcelos (2002; 2006) e Faria (1999), que discorrem sobre os aspectos centrais que envolvem a gestão e ainda, sobre a importância da EI. Através dessa pesquisa, evidenciou-se que a Educação Infantil é um direito e que só ganhou espaço por meio de documentos legais, porém, nota-se que há muito se feito para que os direitos garantidos legalmente se concretizem e que a ausência de regulamentações põe em risco a gestão democrática.

Palavras-chave

Educação infantil, Sistema municipal, Gestor

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