Práticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na educação infantil.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-07-02
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Passos, Gabriely Duarte Pereira dos
Orientador
Goulart, Mariléia Mendes
Coorientador
Nogared, Jorge Alexandre
Resumo
A prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade
entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a
questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas
para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para
responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são
estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar
e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram
identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas
pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se
organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e
identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A
pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro
de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município
de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um
questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês,
é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos
pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação
continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e
necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de
novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.
Palavras-chave
Prática pedagógica, Educação Infantil, Bebês