Inter(AGIR) Centro de Inclusão e Assistência para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Carregando...
Data
2022-12-08
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Vaz, Rafaela
Orientador
Firbida, Danilo
Coorientador
Resumo
O presente trabalho visa desenvolver um Centro de Inclusão e Assistência através de terapias para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando como base projetual a neuroarquitetura.
O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, além de padrões de
comportamentos repetitivos e estereotipados demandando terapias de acordo com o nível e complexidade de cada autista.
Atualmente existem mais de 2 milhões de autistas no Brasil, e em contraponto, os centros que fornecem apoio e tratamentos são precários na quantidade e na falta de cuidado arquitetônico. A partir dessa carência, o Centro busca atender, através da aplicação da neuroarquitetura nos ambientes terapêuticos, todas as necessidades do
autista promovendo o desenvolvimento completo.
Além da precariedade dos centros terapêuticos, a falta de capacitação de profissionais implica no diagnóstico precoce tardando o desenvolvimento. Portanto, além de espaços terapêuticos, é de suma importância o fornecimento de suporte aos familiares e capacitação de profissionais em busca de diagnóstico precoce.
Através de levantamentos e informações bibliográficas, é possível implantar de forma adequada a educação, os tratamentos especializados de forma adequada aos ambientes, sendo o Centro capaz de ajudar no tratamento inteiro da criança, em todos os seus níveis e dentro do mundo singular de cada uma delas, criando possibilidade de inclusão de forma humanizada.
Palavras-chave
Autismo, Inclusão, Terapias, Assistência, Convivência