Transtorno do espectro autista em crianças: desafios e experiências vivenciadas pelos cuidadores no contexto familiar
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Data
2022-12-02
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Laube, Adriane Lima de Araujo
Barros, David Rafael Albertoni de
Hernandorena, Phamela Leiria
Orientador
Kuse, Elisandra Alves
Coorientador
Resumo
Resumo: Introdução: O número de casos de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm aumentado nos últimos anos e apesar de todo esse avanço focado no paciente, é imprescindível promover e ampliar as fontes de pesquisa sobre a experiência da família que lidará diretamente com o paciente com TEA. Objetivo: Compreender a experiência dos cuidadores no processo de descoberta do diagnóstico e início do tratamento de crianças com TEA. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura integrativa nas plataformas eletrônicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo selecionados dez artigos para análise e discussão. Resultado e discussão: A revisão evidenciou que quando o diagnóstico é definido, a aceitação familiar é aflitiva, ocorrendo uma sobrecarga de responsabilidade para os cuidadores, sendo fortemente estressor para a família onde a mãe é a principal pessoa a articular a rede de apoio ao filho e necessita de informações sobre o TEA. Considerações finais: Conclui-se então com essa pesquisa a necessidade de ampliar os estudos sobre o TEA em especial sobre o cuidador, com a finalidade de criar mecanismos e
estratégias legais para subsidiá-lo, bem como, viabilizar e divulgar os resultados de pesquisas sobre o tema a familiares e em banco de dados a ser visitado por profissionais das diversas áreas da saúde, educação, assistência social dentre outros.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista, Família, Cuidadores, Criança