Transtorno do Espectro Autista: o enfermeiro na assistência à criança com TEA: uma revisão narrativa de literatura
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Pereira, Simone Nascimento da Silva
Orientador
Alves, Elisandra Kuse
Coorientador
Resumo
Resumo: Introdução: Apesar do transtorno do Espectro Autista (TEA) estar em evidência na atualidade, ainda não há muitos estudos publicados que informem sobre o tema e de maneira aprofundada quanto a prática da assistência de enfermagem às crianças com TEA. Objetivo: Descrever a importância da assistência de enfermagem para a criança com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: trata-se de revisão de literatura narrativa de caráter qualitativo que utilizou coleta de dados as bases científicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) com recorte temporal de cinco anos, sendo de 2018 a 2022. Resultado e Discussão: A revisão evidenciou que o TEA é uma condição de saúde não possuindo cura, portanto, o acompanhamento se faz ao longo de toda a vida do indivíduo demonstrando que assistência de enfermagem é de suma importância desde a identificação dos sinais e sintomas, auxiliando o diagnóstico precoce proporcionar um atendimento humanizado e singular, intervindo satisfatoriamente no tratamento. Conclusão: Portanto esta pesquisa conclui a importância do enfermeiro com conhecimento abrangente sobre o assunto para identificar os sinais do TEA e intervir de forma satisfatória no tratamento. Isso inclui criar ações de identificação precoce e tratamento, habilitação e reabilitação, minimizando os impactos do diagnóstico para a criança, família e rede de apoio, auxiliando a família a enfrentar o medo dos preconceitos da sociedade.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista, Cuidados de Enfermagem, Terapêutica