Desafios da psicologia no ensino básico: contribuições para a educação e despatologização do estudante
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Data
2022-12-05
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Vieira, Laila
Santos, Verônica
Lomba, Yasmin
Orientador
Teixeira, Túlio
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como objetivo retratar a contribuição do psicólogo no ambiente da educação básica, buscando refletir sobre sua possível influência na redução das ações patologizantes comuns nas escolas básicas, muitas vezes instigadas pelo corpo docente. A partir da inserção desse profissional nas escolas é necessário fundamentar a sua necessidade no âmbito educacional, bem como as razões que levam à medicalização de estudantes para sim propor tratativas não medicalizantes de cuidado no contexto escolar. Para investigar esses tópicos, foi realizada uma revisão bibliográfica de documentos científicos, técnicos ou legais contemporâneos ou retrospectivos em geral, considerados relevantes. Observou-se, à título de conclusão, que a inserção do psicólogo no ambiente escolar é de fundamental importância para que ocorra o direcionamento correto dos alunos que necessitam de cuidados e ações que se diferem do modelo adotado pela instituição. Desta forma, entende-se a importância de uma prática profissional que atenda todas as esferas que compõem o processo de educação e aprendizagem, como meio alternativo à medicalização e à patologização, ou seja, colocando em prática métodos psicossociais, além de viabilizar novas discussões acerca dessa problemática.
Palavras-chave
patologização, despatologização, medicalização, educação básica, Psicologia Educacional e Escolar