O brincar na era da tecnologia: implicações nas vivências das crianças
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Larissa Oliveira da
Orientador
Goulart, Mariléia Mendes
Coorientador
Resumo
O presente artigo visa analisar o brincar na era da tecnologia: implicações das vivências das crianças no contexto educativo. Acredita-se que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, tanto no âmbito social, quanto educacional, além de ser um direito assegurado por lei. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais as implicações envolvendo o brincar na era da tecnologia no contexto educativo? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender o espaço que as tecnologias ocupam nas brincadeiras das crianças e suas implicações em seus contextos de vida. Logo, desdobramos os objetivos específicos, tais como identificar quais são as brincadeiras utilizadas pelas crianças atualmente; observar a influência da tecnologia nas brincadeiras; listar as implicações dos jogos tecnológicos na aprendizagem; A pesquisa constituiu-se de forma exploratória, de natureza bibliográfica e qualitativa, configurada com um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de contação de história, roda de conversa e entrevistas. A amostra foi realizada com um grupo de 23 crianças do segundo ano do ensino fundamental e 2 professoras que atuam nessa etapa de ensino educacional de uma escola da rede privada de ensino. Os dados permitiram perceber que sim, a brincadeira se modificou ao longo do tempo, mas sua essência segue a mesma, divertindo e auxiliando no ensino-aprendizado.
Palavras-chave
Brincadeiras, Recursos tecnológicos, Aprendizagem