Generalização da adolescência: estigmas e implicações sociais vistas a partir da experiência do adolescente
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Data
2022-11-30
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Schmidt, Leticia Karine
Souza, Amanda Cristiane Rosenbrock Alves de
Almeida, Andressa Rachinhas de
Mireider, Maria Carolina Furtado
Orientador
Passig, Jéferson
Coorientador
Passig, Jéferson
Resumo
Quando o assunto é adolescência na sociedade contemporânea, há desafios
referentes à compreensão e a aceitação das escolhas que são feitas nessa fase do
desenvolvimento. Há dificuldade na compreensão de que todo o indivíduo se constrói
a partir das relações sociais, ou seja, sujeitos sócio-históricos. A adolescência tem
sido explicada somente de forma subjetivista, pelos olhos de quem tutela, e não
singulariza-se o processo de quem está passando pela adolescência, portanto, deve se superar a visão biologizante que há na adolescência e que leva os adultos, e
muitas vezes o próprio adolescente, a uma concepção determinista, ou seja, sendo
entendida muitas vezes somente a partir das inquietações e mudanças decorrentes
da puberdade.
Com o aprofundamento do tema, espera-se um enfoque acadêmico mais
atento para as contingências que dão vazão à estigmatização dos adolescentes, a
análise crítica de comportamentos normalmente estigmatizados, para que o estudo
sobre a adolescência não seja pautado apenas na visão dos adultos sobre o tema,
que haja reflexão para entender a origem dos rótulos e sua serventia à aqueles que
os projetam e as consequências para aqueles que os sofrem.
Palavras-chave
Adolescencia, estigmas, educação, sociedade