O impacto do uso do instagram na autoestima

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-11-17

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Pereira de Oliveira, Ednei
Gabrielle Basilio dos Santos, Larissa

Orientador

Zanelli Pereti, Leonardo

Coorientador

Resumo

Instagram é uma mídia social criada em 2010, onde os usuários podem compartilhar conteúdos como fotos, vídeos, localização e comentários com outras pessoas que usam a plataforma, além de trocar mensagens de texto privadas, sendo atualmente umas das mídias sociais mais utilizadas no Brasil. Como as mídias sociais estão muito presentes na vida das pessoas, principalmente os mais jovens, faz-se necessário o estudo dos fenômenos psicológicos que ocorrem devido ao seu uso. O objetivo dessa pesquisa é analisar os possíveis impactos prejudiciais que a autoestima sofre e como ela se molda com base nos estímulos oriundos do Instagram, que são internalizados no psiquismo do indivíduo. Para isso, iremos aplicar um estudo de caso, com quatro entrevistas semiestruturadas com voluntários usuários assíduos da plataforma, através de chamadas de vídeo. A análise dos dados foi feita por meio do procedimento análise de conteúdo. Autoestima é a percepção do valor que o indivíduo tem para si, que pode variar entre dois extremos, comumente chamados de autoestima alta e baixa. Foi possível observar e relacionar diferentes conceitos psicanalíticos com os relatos e percepções dos entrevistados, como mecanismos de defesa ao serem questionados, comportamentos narcisistas perante o Instagram, processos de identificação e manifestação do Ideal do Ego nas postagens. Portanto, o impacto do uso do Instagram na autoestima varia de acordo com a história de vida, a subjetividade e como a psicodinâmica de cada indivíduo se comporta aos estímulos oriundos da mídia social.
Instagram is a social media created in 2010, which their users are able to share contents such as photos, videos, location and comments with others within the platform, as well as exchanging private text messages, currently being one of the most used social media in Brazil. As social media is commonly present in people’s lives, especially younger ones, it is necessary to study the psychological phenomena that occur due to their use. The aim of this research is to analyze the possible harmful impacts that self-esteem suffers and how it is shaped based on stimuli from Instagram, which are internalized in the individual’s psyche. For this, we will apply a case study, with four semi-structured interviews by video calls with assiduous users of the platform as volunteers. Data analysis was performed through the content analysis procedure. Self-esteem is the perception of the value that the individuals have for themselves, which can vary between high and low self-esteem. It was possible to observe and relate different psychoanalytic concepts with the interviewees’ reports and perceptions, such as defense mechanisms when questioned, narcissistic behaviors before Instagram, processes of identification and manifestation of ego ideal in the posts. Therefore, the impact of Instagram use on self-esteem varies according to life history, subjectivity and how the psychodynamics of each individual behaves to stimuli from social media.
Instagram es una red social creada en 2010, donde los usuarios pueden compartir contenido como fotos, videos, ubicación y comentarios con otras personas que usan la plataforma, además de intercambiar mensajes de texto privados, siendo actualmente una de las redes sociales más utilizadas en Brasil. Como las redes sociales están muy presentes en la vida de las personas, especialmente las más jóvenes, es necesario estudiar los fenómenos psicológicos que ocurren debido a su uso. El objetivo de esta investigación es analizar los posibles impactos nocivos que sufre la autoestima y cómo se configura en base a estímulos de Instagram, que se interiorizan en la psique del individuo. Para ello, aplicaremos un estudio de caso, con cuatro entrevistas semiestructuradas mediante videollamadas con asiduos usuarios de la plataforma como voluntarios. El análisis de los datos se realizó por medio del procedimiento de análisis de contenido. La autoestima es la percepción del valor que el individuo tiene para sí mismo, que puede variar entre alta y baja autoestima. Fue posible observar y relacionar diferentes conceptos psicoanalíticos con los relatos y percepciones de los entrevistados, como mecanismos de defensa cuando se les cuestiona, comportamientos narcisistas ante Instagram, procesos de identificación y manifestación del Ideal del ego en las publicaciones. Por lo tanto, el impacto del uso de Instagram en la autoestima varía según la historia de vida, la subjetividad y cómo se comporta la psicodinámica de cada individuo a los estímulos de las redes sociales.

Palavras-chave

Instagram, Autoestima, Mídia social

Citação

Coleções