Treinamento cognitivo em universitários pós covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-16

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Farias, Alexandra
Araújo, Camila
Vilar, Leandra
Boghazdelikian, Rafael
Salinas, Victória

Orientador

Assed, Mariana

Coorientador

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia em março de 2020 pelo novo coronavírus, o vírus Sars-Cov-2 ("Severe Acute Respiratory Syndrome"). O vírus possui uma alta taxa de transmissão e é observável sequelas após a infecção, como fadiga, perda de paladar, dores de cabeça, dificuldades na concentração e memória. Este trabalho teve como objetivo investigar as sequelas na atenção e memória causadas pela Covid-19 em universitários de 18 e 30 anos, de ambos os gêneros, que testaram positivo para o vírus, e que possuem ou não queixas em relação à atenção e memória. Foi realizada avaliação da atenção e memória pré e pós intervenção de forma on-line, que consistiu em 12 dias de estimulação computadorizada, sendo 4 dias na semana durante 3 semanas. Mesmo com uma amostra limitada, foram obtidos resultados positivos em relação à intervenção. Conclui-se que após a intervenção os participantes obtiveram avanço em pelo menos três dos seis aspectos avaliados, os aspectos foram: Resposta Simples, Memória Episódica e Memória de Trabalho. Em destaque principalmente as participantes do gênero feminino, que obtiveram uma evolução superior aos participantes do gênero masculino. Dessa maneira, é observável importância e a efetividade do treinamento cognitivo.

Palavras-chave

COVID-19, Atenção, Memória, Treinamento cognitivo, Sindrome Pós Covid

Citação

Coleções