Importância da fisioterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista
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Data
2022-12-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santana, Eliane Souza
Silva, Gizele de Jesus
Santos, Larissa Kaliane Carregosa
Santos, Noegila Batista dos
Orientador
Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de
Coorientador
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta várias áreas no desenvolvimento da criança autista. É nítido como a Fisioterapia tem um papel fundamental para a qualidade de vida dessas crianças, mas para um tratamento prévio e eficaz é preciso que os familiares e a sociedade onde vive tenha conhecimento sobre a temática e os sinais de alerta, para que dessa forma, tenha um diagnóstico precoce e possa iniciar o tratamento fisioterapêutico antes que a criança perca habilidades e adquira mais atrasos em seu neurodesenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é abordar sobre a importância da atuação fisioterapêutica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, esta pesquisa utilizou como método a revisão integrativa de artigos publicados entre 2014 e 2022 nas bases Scielo, PubMed, Fiocruz, Research, PEDro, Lume repositório digital de UFRGS e Google Acadêmico e que mostrem a intervenção fisioterapêutica no tratamento das crianças autistas. As pesquisas relatam que quanto mais cedo for o diagnóstico e o tratamento fisioterapêutico, melhor será os resultados e a qualidade de vida dessas crianças, mas para isso é preciso discutir mais o tema e realizar mais estudos e pesquisas sobre o TEA. Entende-se que a fisioterapia proporciona resultados positivos nos atrasos e déficits apresentados pela criança autista, promovendo mais independência e autonomia, por isso, é importante o diagnóstico nos primeiros anos de vida para que se inicie o tratamento fisioterapêutico.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista, Fisioterapia, Diagnóstico, Tratamento