Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022-12-05

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Chaves, Beatriz
Vulcani, Erika
Homsi, Juliana
Pina, Rosana
Barbosa, Victor

Orientador

Gallo, Caroline

Coorientador

Resumo

Introdução: A imagem corporal (IC), definida como a maneira como cada um identifica o próprio corpo, tem grande impacto na vivência e percepção corporal. Principalmente durante a adolescência e o início da vida adulta, períodos de importantes mudanças fisiológicas, sociais e emocionais, a IC pode ser influenciada por fatores externos como a família, amigos, companheiros e a também a mídia. A vulnerabilidade nessas faixas etárias é ainda mais evidente no sexo feminino, já que a exposição a padrões de beleza propagados pelas mídias tende a ser mais marcante e pode agravar a relação com os corpos e com a autoimagem. Objetivo: Compreender a influência de diferentes tipos de mídias na IC de adolescentes e jovens mulheres. Material e Método: Trata-se de uma revisão narrativa. O levantamento foi feito nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Periódicos Capes, escritos em Português e Inglês, considerando os últimos dez anos (2012-2022). A partir das buscas foram obtidos 476 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, remanesceram 25 artigos. Após a busca manual, resultaram-se 40 artigos incluídos neste trabalho. Resultados e Discussão: Historicamente, as mulheres enfrentam as consequências da imposição de padrões de beleza, que sofrem mudanças com o decorrer do tempo. Além disso, a adolescência e o início da vida adulta são períodos marcados por mudanças que participam da construção da identidade de cada indivíduo. O meio social, o ambiente, as famílias e os amigos possuem grande influência na formação e aceitação da IC. As mídias, por sua vez, são responsáveis pela propagação de corpos idealizados que repercutem significativamente na IC. O impacto da imposição e propagação do padrão estético pelas mídias na IC é o aumento da comparação social e da insatisfação corporal. O avanço das mídias sociais ocasionou uma expansão do padrão de beleza que ainda prevalece como referência para as mulheres, levando à internalização do ideal de magreza já estabelecido. O termo Fitspiration, com a finalidade de inspirar hábitos de vida saudáveis através de dietas e exercícios físicos, tende a ser negativo em relação à IC devido à dificuldade para alcançar o padrão de corpo magro e tonificado. Em contrapartida, o movimento do Body positive desperta uma nova perspectiva, de forma a enaltecer a autoaceitação e a valorização, não só pela aparência, mas também pela função que o corpo exerce. Observou-se que a incidência de insatisfação corporal apresentou relação positiva com a exposição a conteúdos midiáticos relacionados ao corpo e comportamentos de risco para Transtornos Alimentares (TA) foram identificados pelas pesquisas. A internalização do ideal de magreza parece ter efeito significativo sobre a insatisfação corporal quando relacionada à exposição midiática. Conclusão: A influência das mídias, a frequência e o tipo de conteúdo ao qual os indivíduos são expostos foram aspectos significativos relacionados à IC. Destaca-se a importância de mais estudos sobre o tema, devido uma escassez de produções sobre o assunto na população brasileira e nas faixas etárias estudadas.

Palavras-chave

Nutrição, Insatisfação com imagem corporal, Meios de comunicação sociais, Padrões de referência, Adolescentes

Citação

Coleções