As transformações do e-commerce durante a pandemia do COVID-19
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Data
2022-12-18
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pinheiro, Matheus Ferreira
Machado, Vanessa de Vilhena Prata
Orientador
Silva, Leidisangela Santos da
Coorientador
Resumo
O objetivo desse trabalho foi verificar o desempenho do e-commerce na pré, durante e pós pandemia do Coronavírus. Foram analisados o número de estabelecimentos encerrados, a quantidade de lojas online, valor médio gasto por pedido, a evolução do desemprego, a potencialização do mercado digital na região Sudeste e um estudo de caso das empresas que cresceram na pandemia. Foi possível analisar através das restrições impostas pela Covid-19 que houve uma transformação e um fomento jamais visto no mercado digital, somente no primeiro semestre de 2020 a receita chegou a 76 bilhões, ultrapassando o ano de 2019. Muitas companhias ascenderam em larga escalada, entre elas, Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via Varejo e Americanas que representam as 5 maiores empresas em faturamento no ano de 2021. Dessa maneira, foi evidenciado o forte poder do e-commerce e como ele se consolidou em anos tão desafiadores e controversos, além de ser uma grande tendência para o futuro.
Palavras-chave
E-commerce, Faturamento, Coronavírus, Empresas