Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Rua de lazer e recreação: um relato de experiência
    (2022-12-07) Silva, Deyverson Laureano; Ferreira, Leandra Cássia; Silva, Lucas Araújo; Reis, Matheus de Freitas
    O lazer é compreendido como uma dimensão da cultura caracterizado pela vivência lúdica de manifestações culturais no tempo e espaço social. Sendo assim, as ruas de lazer ofertadas em espaços públicos, são destinadas ao lazer e ao convívio da comunidade com o intuito da interação das pessoas com esses espaços. O objetivo deste estudo foi relatar as experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Educação Física, durante o estágio curricular supervisionado obrigatório recreação e lazer. A pesquisa consiste em um relato de experiência, sobre os resultados, observações, registros e experiências vivenciadas ao longo do estágio curricular supervisionado obrigatório recreação e lazer. As ruas de lazer são eventos ofertados para toda a comunidade, contando com diversas estações para a população interagir, divertir, usar a criatividade e até mesmo resgatar as brincadeiras antigas que haviam se perdido pelo mundo digital. Contudo sugere-se que os órgãos públicos promovam atividades de lazer através de eventos que possam ressignificar a importância dos espaços públicos para toda a população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Rua de lazer Walter Martins: um relato de experiência
    (2022-12-18) Nascimento Filho, César Eustáquio; Fidelis, Júlia Cristina Santos; Silva, Maria Gabriela dos Santos; Costa, Moisés Alexandre; Faria, Vitor Gabriel Pereira
    Em uma sociedade globalizada e cada vez mais tecnológica, como profissionais de educação física, entendemos que este fator é um aliado à prática de atividades físicas, mas que não é um fator motivacional único para adoção e incentivo de hábitos saudáveis. Não somente, mas também um estilo de vida ocupado, capaz de gerar diminuição da integração social, transformação da estrutura familiar, sendo fatores que podem contribuir para inatividade. Nesse sentido, atentos a esta questão, foi realizado o presente relato de experiência, afim de demonstrar alternativas de lazer possíveis na infância. Primeiramente, foram desenvolvidas uma sequência de brincadeiras com a finalidade de conquistar a participação de cada criança presente no evento, após isso, os acadêmicos foram separados em estações referentes a cada atividade/brincadeiras/jogos/pintura ali presentes. Com isso, essas atividades tinham como objetivo oferecer não só uma iniciação na prática, mas também, um resgate destes jogos que na atualidade tem desaparecido de muitas práticas educativas em detrimento da predominância do aparato tecnológico. O uso das atividades citadas objetivou influir a imaginação com a mágica e a balonagem, incentivar movimentos de ginastica artística com a cama elástica, até estimular o prazer do movimento pela dança. Por fim, oferecemos uma visão critica referente a cada estação ali presente, além de um relato pessoal de participantes de cada estação, reforçando a proposta da atividade. Portanto, foi possível concluir que, após observar todas as questões ali envolvidas, salientamos a importância da proposta desses tipos de atividades, tanto para promover uma melhora na saúde física dos participantes quanto como um meio de incentivar e promover um ambiente mais saudável para comunidade local.