A clínica cognitiva e comportamental com crianças com transtorno do espectro autista
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Data
2022-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pontel, Bárbara
Maia, Bruna
Orientador
Campos, Alexandre
Coorientador
Resumo
O autismo é um transtorno do desenvolvimento humano considerado complexo
caracterizado por comprometimento nas áreas de interação social e comunicação,
padrões de interesses restritos comportamentos estereotipados. Este trabalho busca
modelos de intervenção na abordagem cognitivo e comportamental para pacientes
autistas a fim de desenvolver suas habilidades e capacidades para uma vida mais
funcional e com mais qualidade. O estudo teve como objetivo caracterizar o TEA e
identificar na literatura como as técnicas Cognitivas e Comportamentais podem
contribuir para o tratamento de crianças diagnosticadas com TEA. Para o
desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, as buscas de
materiais foram obtidas através dos livros da área e pela consulta de artigos e teses
nos seguintes sites de busca: Google Acadêmico (que é um servidor que localiza
produções científicas em distintas bases de dados), Scielo (Scientific Electronic
Library Online) e Pepsico (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Os resultados
mostraram que a abordagem cognitivo e comportamental tem se mostrado bastante
eficaz em casos de TEA pois trabalha aspectos da cognição e mudanças
comportamentais, o que possibilita resultados mais satisfatórios.
Palavras-chave
TCC, Autismo