A clínica cognitiva e comportamental com crianças com transtorno do espectro autista

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Data

2022-12

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pontel, Bárbara
Maia, Bruna

Orientador

Campos, Alexandre

Coorientador

Resumo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento humano considerado complexo caracterizado por comprometimento nas áreas de interação social e comunicação, padrões de interesses restritos comportamentos estereotipados. Este trabalho busca modelos de intervenção na abordagem cognitivo e comportamental para pacientes autistas a fim de desenvolver suas habilidades e capacidades para uma vida mais funcional e com mais qualidade. O estudo teve como objetivo caracterizar o TEA e identificar na literatura como as técnicas Cognitivas e Comportamentais podem contribuir para o tratamento de crianças diagnosticadas com TEA. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, as buscas de materiais foram obtidas através dos livros da área e pela consulta de artigos e teses nos seguintes sites de busca: Google Acadêmico (que é um servidor que localiza produções científicas em distintas bases de dados), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Pepsico (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Os resultados mostraram que a abordagem cognitivo e comportamental tem se mostrado bastante eficaz em casos de TEA pois trabalha aspectos da cognição e mudanças comportamentais, o que possibilita resultados mais satisfatórios.

Palavras-chave

TCC, Autismo

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