Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Melhorias de placa matriz para extrusoras em indústrias de rações animal
    (2023-06-27) Miranda, Gabriela de; Clemente, Túlio Gonçalo; Pinto, Fábio Diógenes; Pinto, Vinicius Batista; Lima, Tiago Marques Silva
    Em um cenário globalizado e altamente competitivo, as indústrias buscam incansavelmente aprimoramentos em seus processos de produção, com foco especial na redução de custos e no aumento da confiabilidade. O desgaste prematuro de peças mecânicas é um desafio que leva a perdas significativas para as fábricas, especialmente quando se trata da placa matriz, componente chave no processo de extrusão, determinante para a qualidade e formato final do produto. O presente estudo tem como objetivo apresentar as falhas na fabricação e as melhorias implementadas na placa matriz para minimizar os custos da extrusão de ração animal e sempre visando aprimorar sua confiabilidade e permitir uma produção contínua sem interrupções na linha de produção. Após a constatação de que a matriz não estava cumprindo as expectativas de vida útil no processo de produção, percebeu-se que o problema estava diretamente ligado à fabricação da matriz, especificamente sua espessura e à liga de aço utilizada. Desta forma, foi sugerido ao fornecedor da matriz uma análise mais aprofundada para maximizar sua vida útil e garantir sua qualidade com referência nas demais matrizes já utilizadas. Devido aos casos recorrentes das placas matrizes com rachaduras e desgastes prematuros em curto prazo de horas trabalhadas, foram enviadas à fornecedora para análise de sua durabilidade e garantia na extrusão. Foram diagnosticadas as devidas correções em sua fabricação visto que o processo estava falho para a demanda do próprio equipamento de extrusão fornecido junto a matriz e as respectivas melhorias foram implementadas e analisadas em campo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação da utilização do biogás em motores a combustão para geração de energia elétrica
    (2022-12-06) Ribeiro, Thiago; Galvão, Bruno; Barezani, Eduardo; Rocha, Gustavo; Mazagão, Ramiro; Santos, Victor
    O trabalho é embasado em revisão de literatura, através da mesma podemos avaliar a utilização do biogás em motores a combustão para a geração de energia elétrica, analisar quais os tipos de ciclos que podem receber a modificação para o funcionar com o biogás, o mesmo pode ser considerado fonte de energia limpa e renovável, pois em uma comparação com os combustíveis fósseis, ele gera menos poluentes atmosféricos por unidade de energia gerada, por isso, é caracterizado como um combustível limpo e o seu uso em equipamentos, veículos, aplicações industriais e geração de energia tende a aumentar. Mas acaba sendo descartado causando grandes danos na atmosfera.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dimensionamento de estoque aplicado ao gerenciamento de manutenção industrial em uma indústria farmacêutica
    (2022-12) Oliveira, João Marcos Silva; Menezes, Genário Victor de Oliveira; Santos, Filipe Taylor Costa Santos
    O presente estudo vem apresentar um modelo de gerenciamento dinâmico de estoque na manutenção industrial para uma empresa farmacêutica do centro oeste mineiro, abordando uma metodologia analítica de níveis de estoque baseada na matriz de criticidade ABC onde cada item no estoque tem um impacto produtivo, uma capacidade de resposta e também uma classificação individual, com o nome de SKU. O objetivo é obter o equilíbrio entre entradas e saídas, entregar dados para um eventual planejamento de compras de peças, diminuir compras volumosas de produtos que tenham baixo grau de impacto na produtividade da empresa e aumentar as compras de produtos que tem alto grau de impacto na produtividade em detrimento de sua inexistência no estoque causando quedas bruscas na produtividade da empresa. O resultado da eficiência do gerenciamento dinâmico de estoque foi obtido através de planilhas que simularam o dimensionamento dinâmico dos níveis de materiais no estoque, estipulando através de curvas de criticidade a categoria em que cada item se encaixa, baseado no custo agregado, lead time e movimentação de saída e entrada de cada peça. O resultado obtido foi positivo sendo útil na obtenção de indicadores, localização dos pontos de maior atenção e nos locais onde o foco da causa raiz do problema se apresentava com maior agressividade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da utilização da manutenção preditiva em máquinas agrícolas
    (2022-12-06) Filho, Renato Cordeiro Vasconcelos; Junior, Dário Sandre Oliveira; Cruz, Guilherme Antônio Irineu
    Este trabalho é um estudo de caso que teve como objetivo acompanhar a vida do equipamento por meio da manutenção preditiva, onde foi possível através do método da análise de óleo identificar contaminações provenientes do meio externo e interno do motor. Todas as amostras foram coletadas seguindo todo um procedimento, para que assim chegasse a um resultado preciso e através desse resultado, quando necessário, realizar intervenções antes que o equipamento chegue a uma falha funcional. Os resultados obtidos foram positivos, sendo possível realizar uma intervenção antes que o motor do equipamento tivesse maiores danos e assim gerasse maiores gastos e diminuísse a disponibilidade do mesmo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Verificação de cálculo de ELS e ELU de viga W.
    (2022-12-13) Corgosinho, Fernanda; Domingos, Nicollas Vinicius; Pereira, Túlio
    Trata-se de uma análise estrutural de forma aprofundada com o intuito de verificar se o perfil W escolhido atende todas as verificações existentes segundo a NBR 8800/2008. Diante disso, ter o conhecimento do que se trata e como verificar o comportamento da peça quanto aos estados chamados ELU e ELS para o cálculo e dimensionamento de vigas W ASTM A-572 Grau 50. Ao final do estudo pode-se analisar que a referente viga resiste aos esforços solicitados com boa porcentagem, ou seja, atende todos as exigências da norma técnica. Por meio de análise gráfica, fica evidente qual a porcentagem de aproveitamento de resistência.