Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil

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Data

2022-12-14

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Chagas, Maria Ailane Rodrigues das

Orientador

Souza, Dulce América de

Coorientador

Arruda, Maria Eduarda Lesbich

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.

Palavras-chave

Neuroarquitetura, Educação infantil

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