Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto da incontinência urinária na qualidade de vida das mulheres
    (2023-12) TEIXEIRA, Amanda Vicente
    Verificar o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida das mulheres e como a fisioterapia pode contribuir para amenizar esse impacto. Metodologia: Trata-se de uma revisão literária, construída a partir de um levantamento de artigos pesquisados na scielo, pudmed, e lilacs. Utilizou-se como critério de inclusão os artigos disponíveis na íntegra que abrangem o tema. E critério de exclusão artigos com duplicidade e com testes em animais. Resultados: foram selecionados 9 artigos com intervalo de 2019 a 2023. Identificaram 4 categorias temáticas, o tipo de incontinência urinária que afeta as mulheres, a percepção do tipo de incontinência urinária que afeta as mulheres e o impacto negativo que a incontinência tem sob a qualidade de vida das mulheres causando vergonha, ansiedade, depressão, distúrbio do sono, insegurança, sofrimento e culpa. Conclusão: evidenciou-se um impacto negativo da incidência urinária na qualidade de vida das mulheres pois provoca limitações físicas, sociais, ocupacionais, sexuais e sentimentos de culpa, sofrimento, ansiedade, vergonha e mal estar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenções no treinamento de esteira na melhoria da marcha e do equilíbrio em pacientes com a Doença de Parkinson: uma revisão da literatura
    (2023-11) Silva, Celismar Alves da; Oliveira , José Augusto de
    A doença de Parkinson, caracterizada por sintomas graves como tremor, bradicinesia e instabilidade postural, é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva que, com o tempo, leva à incapacidade. Objetivo: este trabalho busca investigar e analisar os efeitos de intervenções no treinamento de esteira na melhoria da marcha e do equilíbrio em pacientes com a doença de Parkinson, visando contribuir para a compreensão das abordagens terapêuticas mais eficazes para a promoção da qualidade de vida desses indivíduos. Métodos: uma busca sistemática de publicações foi realizada em outubro de 2023 nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Cochrane, Medline, Ebsco e Periódicos Capes. A estratégia de busca incluiu diferentes combinações com os seguintes termos: Parkinson, esteira, treinamento, caminhada, marcha, reabilitação e equilíbrio. Resultados/Discussão: Em síntese, embora todos os estudos demonstrem a eficácia de suas respectivas abordagens, os resultados globais sugerem que o treinamento em esteira (TEC) se destaca como uma intervenção particularmente eficaz na melhoria dos sintomas motores em pacientes com doença de Parkinson. Conclusão: Em síntese, a análise dos estudos apresenta uma visão abrangente das intervenções terapêuticas para melhorar os sintomas motores em pacientes com doença de Parkinson (DP). As abordagens, incluindo treinamento em esteira (TEC), fisioterapia convencional (FC), exercício em esteira de alta intensidade (EAI) e treinamento em esteira com suporte de peso corporal (TSC), demonstraram consistente eficácia na promoção de melhorias marcantes na marcha e nos sintomas motores associados à DP. Esta conclusão reforça não apenas a eficácia global do treinamento em esteira, mas também sublinha a necessidade contínua de pesquisa e prática clínica adaptável para otimizar a abordagem terapêutica na DP.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A utilização do ultrassom no tratamento de lipodistrofia ginóide: Revisão de literatura
    (2023-06-20) Moura, Ana Karolina Florinda de; Ferreira, Roberta Lorenn Constantino
    Introdução: A lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como celulite, afeta a maioria das mulheres e é considerada uma preocupação estética. Caracterizada pela aparência ondulada e irregular da pele devido ao acúmulo de gordura, a celulite é classificada em graus de I a III. O objetivo desta revisão foi destacar a importância e eficácia do uso do ultrassom no tratamento da lipodistrofia ginóide. Métodos e resultados: Foi realizada uma revisão da literatura, resultando em um total de 139 artigos encontrados em bancos de dados. Após a leitura dos títulos e resumos, 127 artigos foram descartados. A leitura completa dos 12 artigos restantes foi realizada, selecionando-se 8 artigos que atendiam às diretrizes para compor o desenvolvimento e objetivo do estudo. Conclusão: Com base nos estudos analisados, conclui-se que o ultrassom é uma abordagem terapêutica benéfica para reduzir a lipodistrofia ginóide. Essa técnica é segura e quando combinada com uma alimentação adequada e exercícios físicos, pode promover resultados estéticos mais satisfatórios. Além disso, mesmo quando utilizado de forma isolada, o ultrassom mostrou-se eficaz no tratamento da lipodistrofia ginóide. No entanto, é importante destacar a necessidade de mais pesquisas para aprimorar as diretrizes de aplicação do ultrassom e entender melhor seus mecanismos de ação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Métodos fisioterapêuticos para melhoria da qualidade de vida em pacientes com doença de parkinson
    (2023-06-16) Corrêa, Laura de Azevedo; Silva, Bruno R. Amaral; Silva, Ana Clara T. Morais
    Introdução: A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta a perda progressiva de neurônios dopaminérgicos, gerando sintomas motores e disfunções sensoriais. A causa exata da doença ainda não é completamente definida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais possam contribuir para o desenvolvimento da doença. A DP é prevalente na população em geral, especialmente em idosos, e com o envelhecimento da população brasileira, espera-se um aumento na incidência de doenças neurodegenerativas. Objetivo: Analisar por meio de revisão bibliográfica, quais os possíveis métodos que podem promover melhora na independência, bem estar e qualidade de vida do paciente com DP. Metodologia: Busca qualitativa de artigos científicos nas bases de dados Medline (PubMed), Scielo Google Acadêmico e PEDRO utilizando as palavras-chave “fisioterapia”, “reabilitação”, “exercícios” e “Doença de Parkinson”. Resultados: O estudo inicialmente analisou 31 artigos em bancos de dados, descartando 13 que não se encaixam nos parâmetros pré-estabelecidos. Foram lidos na íntegra os 18 artigos restantes e selecionados 6 que atendiam aos critérios do estudo. Os dados coletados incluem autor, ano de publicação, título, metodologia e resultados, que serão discutidos posteriormente. Conclusão: Os estudos mostram que o uso de diferentes métodos fisioterapêuticos tem apresentado resultados significativos na melhora da qualidade de vida, mobilidade funcional, equilíbrio e prevenção de quedas em pacientes com Doença de Parkinson, evidenciando a importância da intervenção fisioterapêutica para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Mais pesquisas são necessárias para aprimorar o conhecimento sobre o tratamento desses pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os benefícios da reabilitação no controle motor de pacientes com sequelas de acidente vascular encefálico isquêmico
    (2023-06-13) Pereira, Márcia Luzia; Faria, Rafaela Aparecida Medeiros de; Moreira, Tânia Ramalho; Oliveira, Vitória Rodrigues Xavier de
    Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) é uma doença com altos índicesde óbitos e grande causa de incapacidade mundialmente. As sequelas advindasdo AVE podem limitar o desempenho de atividades funcionais como a marcha eortostatismo, deixando o indivíduo mais dependente, impactando em sua vidafamiliar e social. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi realizada durante oprimeiro semestre de 2023 e conduzida nas bases de dados Scielo, Lilacs eGoogle Acadêmico, com os seguintes descritores: Acidente vascular encefálico;Fisioterapia; Controle motor; Reabilitação; Sequelas. Foram selecionados artigosentre 2018 a 2023. Resultados: No contexto geral foram encontrados 141 artigos,sendo excluídos 133 artigos por não estar de acordo com o estudo proposto. Apósa análise foi realizada a leitura na íntegra de oito artigos e discutidos posteriormente. Conclusão: Pode-se concluir que a fisioterapia no tratamento dopaciente pós acidente vascular encefálico apresentou melhora na recuperaçãomotora, independência funcional, neuroplasticidade, equilíbrio e funcionalidadeda marcha em pacientes com sequelas de AVE.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento conservador versus tratamento cirúrgico em lesão degenerativa de menisco: Revisão integrativa
    (2023-06-15) Campos, Cecilia Daniele; Amaral, Daniela Couto; Santos, Laene Alves dos; Silva, Laís Eduarda
    A articulação do joelho é imprescindível para o corpo humano suportar impactos e cargas intensas recebidas com as atividades diárias. Este estudo tem o objetivo analisar se o tratamento conservador fisioterapêutico em lesões parciais degenerativas de menisco possui resultados positivos no retorno para as atividades de vida diária e funções laborais em pacientes que não foram e não serão submetidos à intervenção cirúrgica. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura e não sistemática, com artigos científicos publicados nos últimos dez anos nas bases de dados Pedro, PubMed. Scielo e Google Acadêmico, contendo as palavras-chave: degeneração de menisco, tratamento fisioterapêutico, lesão de menisco e tratamento não cirúrgico. Resultando na inclusão de 8 artigos que se enquadram em todas as diretrizes estabelecidas no qual a maioria dos autores constataram que a reabilitação fisioterapêutica é uma opção viável nos casos de lesão degenerativa do menisco. No entanto, Li. et al. (2020) observou que em curto período de tempo, a cirurgia artroscópica é mais eficiente que a fisioterapia em relação à dor. Através deste estudo foi possível constatar que a fisioterapia oferece melhores resultados em alguns pontos chaves como o ganho de força muscular, controle neuromuscular, equilíbrio, coordenação e funcionalidade, além de ser uma opção mais econômica, mostrando que a intervenção fisioterapêutica é tão eficaz quanto à cirurgia de meniscectomia artroscópica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação fisioterapêutica em pacientes com doença de parkinson
    (2023-06-12) Pinto, Amanda Cristina Oliveira, Lilian Araújo Alves de , Souza, Maria Laura Faria e Santos, Rayssa Ellen Cristina de Castro Yoshimura, Sara Hayury Izumiyama
    Introdução: Os distúrbios neurológicos são a principal fonte de incapacidade mundialmente, e a doença de Parkinson é responsável pelo segundo maior número de casos globais de doenças demenciais. Objetivo: Objetivo do estudo é analisar por meio de uma revisão bibliográfica a atuação fisioterapêutica em indivíduos com a DP. Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante o primeiro semestre de 2023, nas bases de dados eletrônicas: Scielo, PUBMED, Pedro, BVS e Google Acadêmico. Resultados: A pesquisa preliminar realizado nos bancos de dados apresentou um total de 262 artigos. Destes foram descartados 218 artigos após a leitura do título e do resumo, por não se enquadrar em nos parâmetros que foram pré-estabelecidos. Feito a análise dos artigos 44 restantes, foi realizado a leitura na integra de cada um, chegando a um resultado final de 10 artigos que se enquadram em todas as diretrizes para compor o desenvolvimento e objetivo do estudo. Conclusão: Conclui-se que, a fisioterapia e as atividades físicas não evitam a progressão da doença, mas preservam a funcionalidade muscular e osteoarticular, melhorando a mobilidade, prevenindo contraturas, o risco de quedas e a instalação mais rápida da doença, seja em qualquer estágio, e promove uma melhora na qualidade de vida e bem estar do individuo. Portanto, ressaltamos que a Doença de Parkinson deve ser conduzida por uma equipe multidisciplinar para que consiga uma melhora considerável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os benefícios da reabilitação no controle motor de pacientes com sequelas de acidente vascular encefálico isquêmico.
    (2023-06-13) Oliveira, Vitória Rodrigues Xavier de; Araújo, Mariângela Ferraz Rodrigues; Faria, Rafaela Aparecida Medeiros; Moreira, Tânia Ramalho
    Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) é uma doença com altos índices de óbitos e grande causa de incapacidade mundialmente. As sequelas advindas do AVE podem limitar o desempenho de atividades funcionais como a marcha e ortostatismo, deixando o indivíduo mais dependente, impactando em sua vida familiar e social. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi realizada durante o primeiro semestre de 2023 e conduzida nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, com os seguintes descritores: Avc; Ave; Fisioterapia; Controle motor; Reabilitação; Sequelas. Foram selecionados artigos entre 2018 à 2023. Resultados: No contexto geral foram encontrados 141 artigos, sendo excluídos 133 artigos por não estar de acordo com o estudo proposto. Após a análise foi realizada a leitura na integra de oito artigos e discutidos posteriormente. Conclusão: Pode-se concluir que a fisioterapia no tratamento do paciente pós acidente vascular encefálico apresentou melhora na recuperação motora, independência funcional, neuroplasticidade, equilíbrio e funcionalidade da marcha em pacientes com sequelas de AVE.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia no tratamento de pacientes acometidos de acidente vascular encefálico (ave).
    (2022-12-06) Souza, Aphonsus Henrique dos Santos e; Araújo, Marcus Vinícius Rodrigues; Fernandes, Naiane Alves
    Acidente vascular encefálico (AVE), é classificada em duas categorias, isquêmico ou hemorrágica, podem ocorrer no cérebro, tronco encefálico, cerebelo ou na medula espinal. O AVE isquêmico é decorrente de um fluxo sanguíneo inadequado que resulta em morte tecidual, já o AVE hemorrágico ocorre quando há um sangramento no interior dos tecidos do sistema nervoso. O principal déficit causado pelo AVE é o comprometimento motor, que pode ser descrito como perda ou limitação da função de controle muscular ou movimento, ou limitação na mobilidade. As dificuldades de locomoção podem ter um grande impacto nesses indivíduos, limitando a capacidade de realizar atividades diárias de forma independente e na qualidade de vida. Com base nessas alterações funcionais que cada paciente pode vir a sofrer, o tratamento fisioterapêutico apresenta relevância, dando aos pacientes uma perspectiva de vida mais independente possível. O objetivo deste trabalho foi compilar informações científicas acerca dos tratamentos aplicados na prática clínica do fisioterapeuta, nos pacientes acometidos por AVE. Realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura, nas bases de dados: PubMed, BVS e CAPES, empregando-se os descritores: Treatment and stroke andphysiotherapy. A pesquisa resultou em um total de 556 artigos, e após o processo de exclusão, foram selecionados 9 estudos atenderam a temática. Conclui-se que embora ainda exista uma necessidade de maiores estudos sobre sua aplicabilidade e afecção, as terapias aqui descritas são relevantes no processo de tratamento de tais pacientes, com melhora no sinergismo, controle motor, potencializando a qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atuação da fisioterapia no indivíduo com amputação transtibial unilateral
    (2022-12-06) Milhomem, Amanda Cristiane Lopes Rocha; Antoni Geraldo Pinto da, Costa; Cruz, Breno Vieira da Silva; Candido, Larissa da Silva
    No Brasil as amputações de Membros Inferiores – MMII são responsáveis por 70% de todos os casos clínicos, e, o papel do fisioterapeuta é essencial no processo pré e pós cirúrgico. O objetivo deste estudo foi discutir a atuação do fisioterapeuta nos casos de pós amputação transtibial unilateral, buscando identificar a importância dos protocolos utilizados para promover a reabilitação do paciente. Método: O estudo consiste em uma revisão de literatura por meio de um levantamento bibliográfico científico, com abordagem qualitativa, não sistemática. O levantamento foi realizado nas plataformas Google Acadêmico e Scielo Brasil utilizando-se os descritores “fisioterapia, amputação, transtibial, unilateral” e o operador boleano AND como meio de expandir a busca. Foram selecionados artigos em Língua Portuguesa e Inglesa a partir de 2017. Após a utilização dos critérios de exclusão restaram 07 estudos que foram apresentados e discutidos no presente artigo. Resultados: A análise dos estudos determinou que a atuação do profissional fisioterapeuta deve ser iniciada logo após a cirurgia de amputação para promover os protocolos de tratamento que visam a melhora e a adaptação do paciente. Discussão: O procotolo fisioterapêutico pós-amputação e no período de protetização tem papel fundamental no processo de recuperação e adaptação do paciente, pois contribuiu para a manutenção da força do membro residual, flexibilidade, equilíbrio estático, adaptação ao novo centro de gravidade, cuidado com o coto. Conclusão: Os casos de amputação transtibial unilateral são os mais comuns e tem várias origens, desde complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus a traumas. O papel da equipe multidisciplinar é fundamental para o restabelecimento do paciente, sendo a atuação do fisioterapeuta necessária logo após a cirurgia afim de que o paciente receba os protocolos de tratamento adaptando sua cadeia muscular para receber a prótese e iniciar o processo de deambulação.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Propostas de intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia de ligamento cruzado anterior: revisão de literatura.
    (2022-12-06) Ude, Camila Costa; Xavier, Júlia Vasconcelos; César, Pedro Henrique
    A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), é uma das lesões ortopédicas esportivas mais comuns. O tratamento é cirúrgico e a reabilitação pós-operatória é fundamental para uma recuperação completa, sendo de suma importância o tratamento fisioterapêutico para recuperação funcional do paciente. Esse estudo tem como objetivo analisar as propostas de intervenções fisioterapêuticas no pós-operatório do LCA. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo e qualitativo, não sistemático, conduzida nas bases de dados PubMed, Scielo e Pedro, através de artigos publicados no período entre 2021 e 2022, na língua inglesa e portuguesa. Resultados: Foram encontrados 2.007 artigos em todas as plataformas mencionadas, no entanto após inserção dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 25 artigos e, ao serem descartados resumos, trabalhos de revisão de literatura ou artigos pagos, restaram 7 artigos condizentes com o objetivo deste estudo. Conclusão: Os estudos revisados mostram que a fisioterapia apresenta várias intervenções que contribuem na reabilitação do pós-operatório de cirurgia de LCA, como treinamento neuromuscular, treinamento neuromuscular com uso de dicas de foco externo, HiToP, exercício unilateral, Kinesio Taping e treino funcional. Palavras – chave: ligamento cruzado anterior, pós operatório, reabilitação e fisioterapia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Treinamento muscular resistido em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: revisão da literatura
    (2021-12-06) Ferreira, Laíz; Silva, Yasmin; Paula, Carolayne
    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma patologia que acomete a ventilação aérea, causando obstrução crescente de seu fluxo.O estudo teve como objetivo geral de investigar métodos eficazes de fortalecimento da musculatura respiratória em pacientes com DPOC, na perspectiva de em uma nova visão no qual o paciente sente satisfação em realizar o tratamento durante a terapia. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura cientificas publicadas nas bases de dados Scientific Electronic Libary Online (Scielo) ,PubMed, PEDro e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), compreendendo o período de 2016 a 2021, de modo que a perda de força muscular está associada ao desuso da musculatura respiratória, a qual demonstra alterações significativas como o encurtamento muscular, crescimento do uso da mecânica fisiológica, perda da força funcional aparentemente decorrente do estresse agudo, ocasionando a dispneia e perda de funcionalidade em pacientes com DPOC. A pesquisa identificou 1657 artigos, 43 foram selecionados para triagem, sendo eles observacionais ou ensaios clínicos. Após a leitura dos resumos 10 foram selecionados e lidos na íntegra, sendo que seis não preencheram os critérios de inclusão no estudo. Pode-se demonstrar a eficácia do treinamento muscular respiratório em pacientes com DPOC garantindo melhoria da qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do Método Canguru no desenvolvimento neuropsicomotor dos recém nascidos pré-termo
    (2021-12-07) Santos, Estéfane Maria; Fialho, Isabela; Freitas, Jéssica; Peixoto, Maria José
    O objetivo do estudo foi identificar a relação do Método Canguru no desenvolvimento neuropsicomotor dos recém-nascidos pré-termo, como os sinais fisiológicos, sono e movimento motor, bem como o aleitamento materno, além da atuação da Fisioterapia nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais. A técnica é um modelo de assistência biopsicossocial que visa o cuidado com o recém-nascido pré-termo, adicionando a família em seu tratamento. O lactente é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou seu pai, porém, isso acontece de forma gradativa, ou seja, primeiro tocam nele apenas, para depois colocá-lo na posição canguru, assim permanecendo por alguns minutos. Os resultados indicaram melhora nos padrões fisiológicos dos recém-nascidos assim como seu desenvolvimento motor. Conclui-se que o método estudado apresenta resultados positivos frente ao desenvolvimento neuropsicomotor dos neonatos pré-termo.