A importância da docência do professor de educação física na educação infantil
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Data
2022-12-15
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Ferreira, Ellen Misley da Silva
Nascimento, Jaderson José Inácio
Ormeni, Pedro Henrique
Orientador
Filgueiras, Isabel Porto
Coorientador
Marques, Bruna
Resumo
Essa revisão bibliográfica teve como objetivo analisar a produção de conhecimentos desenvolvida em cursos de mestrado profissional sobre a educação física na educação infantil, considerando a importância deste componente curricular e do professor de educação física para o desenvolvimento infantil. A pesquisa foi realizada na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) com os termos “educação física” AND “educação infantil. Foram selecionados 29 documentos, produzidos entre os anos de 2016 a 2022 que abordavam diversos assuntos relacionados à educação física na educação infantil. Após categorização restaram 13 estudos relevantes para a compreensão do papel do professor de educação física na educação infantil. Nota-se crescente produção nas dissertações sobre a importância que o professor de educação física tem tomado no currículo da educação infantil, mesmo sem a obrigatoriedade deste profissional, visto que o professor polivalente assume este lugar em muitas redes de ensino brasileiras. Conclui-se que a recente produção de pesquisas no âmbito do mestrado profissional reforça a importância do profissional de educação física, para estruturar e desenvolver de maneira efetiva atividades relevantes para a garantia de direitos de aprendizagens das crianças na fase da educação infantil.
Palavras-chave
Educação infantil, Desenvolvimento infantil, Educação física