Atuação com Projetos: percepções de professores de educação física na educação infantil.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-09
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Coresma, Leandro de Castro
Orientador
Rodrigues, Graciele Massoli
Coorientador
Resumo
Existem inúmeras formas de organizar as práticas pedagógicas na escola e a atuação com projetos na Educação Física, na Educação Infantil, também tem sido explorada. Conhecer essa realidade nos levou a traçar o objetivo de compreender como os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil desenvolvem suas práticas pedagógicas baseadas em projetos. A pesquisa foi de cunho descritivo qualitativo e utilizou como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada com dez professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e fundamentam suas ações pedagógicas em trabalhos com projetos. Os participantes foram selecionados de forma intencional por acessibilidade e indicação de terceiros. As entrevistas foram feitas através de plataforma digital e após a transcrição literal procedeu-se a análise de conteúdo. Emergiram três categorias: Planejando: aproximações dos professores com os projetos; Atuação com as crianças: elas participam dos projetos?; Dificuldades do fazer pedagógico. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa apresentam distintas maneiras de organizar suas práticas por meio de projetos. Utilizam-se de questões norteadoras, temas pré-determinados, temas transversais, tematizações, conhecimento prévio para configurarem seus projetos. Em relação aos modos de participação das crianças, os docentes pesquisados consideram os saberes das crianças através da escuta e das participações das produções das aulas e apontam que enfrentam dificuldades para estruturarem a prática pedagógica por conta da falta de investimento financeiro e apoio pedagógico por parte do núcleo gestor das suas respectivas unidades escolares. Ficou entendido que projetos é um termo polissêmico, com diferentes atuações, mas com finalidades semelhantes, o que nos leva a crer que os professores não seguem uma linha específica de atuação com projetos devido à falta de compreensão do que significa de fato atuar com projetos.
Palavras-chave
Educação Física, Educação Infantil, Metodologia de Projetos