Comunicação de notícias difíceis: um estudo com estudantes na área da medicina em uma universidade do Sul de Santa Catarina

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Data

2023-06-20

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Germann, Natam Caleu Sbardelotto
Hanauer, Rafael

Orientador

Santos, Eliane Mazzuco dos

Coorientador

Baldessar, Maria Zelia

Resumo

Introdução: A qualidade e a forma como as más notícias são comunicadas têm impacto sobre quem as recebe e podem causar repercussões psicossociais. Assim, para axiliar na obtenção de informações e na abordagem de notícias difíceis existem protocolos como o SPIKES, Ask Tell Ask e NURSE. Desta forma o presente estudo tem como finalidade investigar o conhecimento e experiências dos estudantes da área da saúde sobre a comunicação de notícias difíceis. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, o qual avaliou 210 alunos do curso de medicina de uma universidade do Sul de Santa Catarina. A coleta ocorreu em setembro de 2022, por meio de instrumentos autoaplicáveis que foram realizados via Google Forms e impressos. Resultados: A maioria dos alunos não identificou nenhum tipo de protocolo para más notícias e nunca realizou nenhuma comunicação difícil. Além disso, os alunos avaliaram sua autoeficácia na comunicação de más notícias como razoável, sendo que a maioria afirmou que a faculdade não oferece conhecimentos suficientes para esse tipo de procedimento. Os temas mais difíceis para discussão foram a morte e a emoção do paciente. Conclusão: Este estudo encontrou uma falta de conhecimento em comunicação de notícias difíceis nos estudantes pesquisados, o que sugere a necessidade de comprometimento na capacitação em comunicação de notícias difíceis, para uma prática clínica adequada.

Palavras-chave

Acadêmicos, Conhecimento, Cuidados paliativos

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