Naturologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuições da abordagem centrada na pessoa para a prática da Naturologia: Uma revisão narrativa
    (2023-06-19) STORCH, Débora; CÂNDIDO, Júlia
    Introdução: A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) é uma abordagem psicoterapêutica da Psicologia Humanista sistematizada por Carl Rogers (1983). Assim como a ACP, a RI compreende a mesma noção de protagonismo do interagente, onde a naturóloga atua através de abordagens terapêuticas vitalistas como facilitadora e educadora em saúde, no sentido de produzir autonomia e emancipação do indivíduo, além de autoconhecimento e responsabilidade sobre si. Objetivo: Analisar elementos constituintes da Abordagem Centrada na Pessoa, sua associação com a Relação de Interagência e contribuições para a prática da Naturologia. Método: Revisão narrativa da literatura acerca da Psicologia Humanista, da Abordagem Centrada na Pessoa e da Relação de Interagência que busca contribuir para a prática da Naturologia, apresentando pontos de intersecção entre as abordagens. Considerações Finais: São notórias as contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa para a Naturologia e pode-se considerar a primeira como base terapêutica para a segunda. Ainda assim, pôde-se perceber o desafio em compreender a fundo a fundamentação teórica da Naturologia, pois sua estruturação ainda carece de elementos mensuráveis. Mesmo reconhecendo os avanços ao longo desses vinte cinco anos de estudo e produção acadêmica ainda há muito o que se discutir, e há a necessidade de continuidade de pesquisas que elucidem de maneira tangível sua construção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel dos florais do manejo dos sintomas de ansiedade: uma revisão integrativa
    (2023-06-19) ARAGUES, Luana; FADEL, Bianca
    Introdução: Após a ocorrência da pandemia, que trouxe consigo mudanças drásticas na rotina e na vida das pessoas, houve um aumento expressivo da demanda por cuidados de saúde mental a partir de recursos terapêuticos integrativos e complementares, embasados em conhecimentos tradicionais, com o foco na medicina preventiva. A falta de interação social, o estresse familiar e problemas emocionais, como preocupação e incertezas em relação ao futuro, são possíveis causas da acentuação da ansiedade patológica no Brasil. A ansiedade em níveis elevados pode resultar em sintomas psicológicos e físicos extremamente desconfortáveis, influenciando diretamente o estado de saúde como um todo. Neste contexto, a terapia floral surge como uma possível alternativa de tratamento que vem ganhando notoriedade com sua abordagem não invasiva e sem efeitos colaterais, exercendo um impacto positivo na esfera psicológica, podendo ser usada tanto de forma preventiva como curativa. Objetivo: Explorar as evidências científicas disponíveis sobre o uso de florais no manejo dos sintomas de ansiedade. Método: O presente estudo é uma revisão integrativa que incluiu artigos disponíveis na íntegra nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados no período de 2018 a 2023, em periódicos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados Capes, BVS, Scielo e PubMed. Foram realizadas buscas separadas em cada idioma utilizando os seguintes descritores: português (Terapia floral) AND (Ansiedade) OR (Essências florais) OR (Florais); na busca em inglês, devido à ocorrência de muitos artigos fora do tema, foi utilizado o descritor (Anxiety) AND (Bach Flower) ao invés de "Flower Therapy"; e na busca em espanhol, foram utilizados os descritores (Ansiedad) AND (Terapia Floral). Resultados: Foram encontrados 72 artigos nas bases de dados, que após a leitura dos títulos e resumos, foram excluídos 66 artigos. Dentre os que ficaram, foram selecionados três estudos clínicos randomizados, dois eram estudos qualitativos, e um estudo quase-experimental, estes foram inseridos na tabela, constando os autores e ano, método, essências florais usadas, posologia, objetivos, resultados e conclusão. Os estudos examinados fornecem entendimento dos efeitos dos florais em situações como parto, obesidade, hipertensão e tratamento odontológico pediátrico. Considerações finais: Foi constatado de forma consistente que a terapia floral é eficaz na redução dos sintomas ansiosos. As pesquisas examinadas apresentaram evidências promissoras e resultados favoráveis, demonstrando a eficácia terapêutica das essências florais nesse cenário. Palavras-chave: Florais. Ansiedade. Revisão Integrativa.
  • Monografia Acesso aberto
    Naturologia e ciclismo amador na promoção da saúde e bem-estar dos ciclistas de São Paulo: uma revisão narrativa
    (2023-06) PETRI, Camila Oribe
    Aborda a correlação entre a naturologia e o ciclismo amador em São Paulo, destacando os benefícios dessas práticas para a promoção da saúde e bem-estar. A naturologia, como campo da área da saúde, adota uma abordagem multidimensional do indivíduo, considerando aspectos físicos, mentais e sociais. O ciclismo amador, por sua vez, é uma atividade física aeróbica e sustentável que tem ganhado popularidade na cidade. Através de uma revisão narrativa, são discutidos os efeitos positivos do ciclismo amador na saúde cardiovascular, na redução do sedentarismo e na melhora do condicionamento físico. Além disso, são explorados os aspectos terapêuticos da naturologia, que podem complementar a prática do ciclismo, promovendo equilíbrio e bem-estar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma visão vitalista da Ginecologia nas principais racionalidades médicas tradicionais que se encontram na Naturologia.
    (2023-07-04) PADILHA, Sandro Mauro
    Introdução: O Vitalismo é uma teoria de duplo espectro, biológico e filosófico, em que seus precursores afirmaram que os fenômenos relativos ao seres vivos – existir, por exemplo – se deve a uma força vital de natureza imaterial ou metafísica. Essa força vital se faz presente nas principais racionalidades médicas tradicionais estudadas pela Naturologia, o Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa, que possuem longa história e tradição no estudo, cuidado e tratamento da sistema geniturinário feminino. Objetivo: Organizar informações sobre as racionalidades médicas tradicionais abordadas pela Naturologia, a fim de apresentar pontos de contatos entre elas que demonstrem o cuidado com a saúde do aparelho reprodutor feminino. Metodologia: O presente estudo refere-se a uma revisão narrativa de literatura, em que para o seu desenvolvimento foram consultadas as racionalidades médicas tradicionais indiana, Ayurveda, e chinesa, nas línguas portuguesa e inglesa, através de livros, dissertações, teses, bases de dados como a biblioteca SciElo – Scientific Eletronic Library Online, e nos portais Wisdom Library, a-China.info, bem como no Portal de Revistas da Universidade de São Paulo – Revista de Medicina. Considerações Finais: Existem várias correlações entre as duas racionalidades médicas aqui referenciadas no conhecimento do aparelho reprodutor feminino, embora de cosmologias diferentes. Entretanto, a organização das informações e o cuidado que as racionalidades médicas tradicionais possuem com o aparelho reprodutor feminino demonstrou que uma energia além das leis naturais anima o corpo físico. E determina o sangue como a vida per se, bem como o útero como o veículo de entrada da vida encarnada no planeta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Disruptores endócrinos presentes nos cosméticos: uma revisão sistemática sobre seus impactos na saúde humana.
    (2023-06-19) SUZIGAN , Camila Forjaz de Toledo
    Introdução: Disruptores endócrinos (DEs) são substâncias químicas exógenas que interferem no sistema hormonal, podendo causar vários desequilíbrios na saúde humana. Eles estão presentes em diversas fontes, dentre elas os cosméticos e produtos de uso pessoal diário como, por exemplo, shampoos, sabonetes, desodorantes, cremes, perfumes e maquiagens. Objetivo: Avaliar o impacto que os disruptores endócrinos presentes em cosméticos têm na saúde humana. Método: Revisão sistemática da literatura. Bases de dados consultadas: PubMed, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), EMBASE e Cochrane Library. Publicações selecionadas entre 2018 e 2023. Palavras-chave “disruptor endócrino”, “cosmético”, “produtos de uso pessoal”, “saúde humana”, além dos seus correlatos no idioma inglês. A pesquisa teve 711 artigos avaliados, sendo que 41 estão de acordo com os critérios de inclusão determinados no início da pesquisa. Resultados: Os artigos selecionados tiveram seus resultados descritos em uma tabela com informações sobre o desenho do estudo, a população, o número de participantes, o disruptor endócrino estudado, os resultados de saúde, as conclusões dos autores e as limitações dos estudos. Considerações Finais: Observou-se uma gama de desfechos que associam certos DEs à várias condições de saúde, tais como osteoartrite, acne vulgaris, obesidade (infantil e adulta), alterações na função hepática e risco cardiometabólico em homens, fertilidade (feminina e masculina), câncer (próstata, mama e ovários), questões ginecológicas diversas, disfunção renal crônica, alterações diversas na saúde gestacional (afetando mãe e bebê), desenvolvimento neurocognitivo de crianças pré-escolares prejudicado; puberdade precoce. Diante dessas pesquisas, faz-se necessário buscar alternativas mais saudáveis e seguras para o cuidado pessoal, além de disseminar essas informações contribuindo para a educação em saúde da população.