Racionalização de insumos e operações nos canteiros de obras com a utilização de novos sistemas construtivos: Light Steel Frame
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Data
2023-06-30
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bezerra, Ana Beatriz Pinheiro
Orientador
Barbosa Júnior, Juarez de Quadros
Coorientador
Resumo
Com a evolução das tecnologias e o aprimoramento de técnicas e materiais
já utilizados, foram achados meios inovadores para a construção civil, com o intuito
de diminuir tempo, mão de obra e quantidade de resíduos gerados. Com isso, surgiu
o Light Steel Framing, que é uma evolução do Wood Framing, muito utilizado nos
Estados Unidos. O método construtivo utiliza estrutura em aço leve, e é empregado
tanto como elemento de vedação externa, como elemento estrutural autoportante. O
LSF pode ser montado in-loco no canteiro de obras ou pré-fabricado em módulos,
sendo um modelo de construção que gera agilidade e, com ela, é possível executar
uma infinidade de projetos, devido a sua estrutura. Comparado ao sistema
construtivo tradicional, de alvenaria de vedação, o LSF tem diversas vantagens,
sendo algumas delas: um menor prazo de execução, preservação do meio
ambiente, alívio de carga nas fundações e uma organização do canteiro de obras.
No Brasil, ainda há uma baixa demanda para o LSF, devido ao baixo investimento e
a pouca mão de obra especializada. Entretanto, em maio de 2022, no Brasill, foi
aprovada a ABNT NBR 16970, nomeada como Light Steel Framing: Sistemas
construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com
fechamento em chapas delgadas, dessa forma, introduzindo mais o método
construtivo no mercado brasileiro e, com isso, gerando interesse em investimento e
capacitação na área.
Palavras-chave
Light Steel Framing, Sistema construtivo, Aço leve, Elemento estrutural, Vedação externa, Construção civil, Prazo de execução, Reciclabilidade