Proposta de um projeto arquitetônico de uma creche baseado na pedagogia Reggio Emília na cidade de Lagarto-SE
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Data
2023-07-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Aline Costa de
Orientador
Fontes, Andréa dos Reis
Coorientador
Moisinho Filho, Elso de Freitas
Resumo
O presente trabalho apresenta como objeto de estudo uma creche norteada através da pedagogia Reggio Emília na cidade de Lagarto-SE, trazendo como foco a influência do espaço no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Ressaltando a importância da presença da natureza, cores, vidros, espelhos, espaços abertos, integrados, arejados e iluminados, criando ambientes aconchegantes, tranquilos, alegres e consequentemente seguros, trabalhando a estimulação, percepção e a conexão entre as crianças. Os objetivos principais deste trabalho são compreender como o ambiente escolar pode interferir na vida, no aprendizado e no bem-estar das crianças, compreender que a criança deve ser a protagonista do espaço em que está inserida. Os objetivos secundários são nortear o projeto através dos princípios de Reggio Emilia, fugindo dos padrões convencionais vistos no dia-a-dia, onde as crianças tenham mais liberdade de pular, correr, brincar sem intervir no seu aprendizado. O projeto será norteado mediante Lei n° 9.394 (1996); Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei n° 8.069 (1990), Estatuto da Criança e do Adolescente; o FNDE (2017), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dentre outros.
Palavras-chave
Arquitetura escolar, Espaço infantil, Pedagogia Reggio Emília