A escola e a cidade : pontes para a transformação
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Data
2023-07-19
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Marimoto, Natalia Yumi Paceli
Orientador
Forcellini, Camila Dias dos Santos
Coorientador
Schweigert, Laudelino Roberto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer a discussão sobre o cenário da educação brasileira em que predomina o ensino tradicional, bem como de repensá-la de forma integrada sob os pontos de vista pedagógico, arquitetônico e social. Para tanto, vislumbra-se a proposta de projeto arquitetônico escolar ao território de Guaianases, distrito localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, a fim de possibilitar o acesso à educação inovadora e inclusão da comunidade do bairro dormitório. Ela tem por finalidade trabalhar com a carência de ensino fundamental do bairro Jardim Lourdes, onde está a área de inserção do projeto. O primeiro capítulo abordará a discussão sobre a metodologia tradicional com o objetivo de entender qual cidadão ela está formando e discorre também se a cidade e a escola atuam em conjunto para a formação educacional do indivíduo, tal qual será apresentado a metodologia de José Pacheco, referência mundial de ensino inovador. No segundo capítulo serão analisados estudos de caso e projetos de referência que embasam o presente trabalho. O terceiro capítulo abordará o estudo do Distrito de Guaianases, sua formação e cenário analítico e apresenta a área de estudo. O quarto, e último capítulo, apresentará o projeto arquitetônico e sua relevância a população do entorno.
Palavras-chave
Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura escolar, Comunidade escolar, Escola, Educação inovadora, Ensino Fundamental, Educação tradicional