Teatro educação como linguagem de transformação através do afeto.
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Data
2023-09-15
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santiago, Rhávilla
Orientador
Brito, Paulo
Coorientador
Resumo
Este trabalho se propõe a relatar e refletir acerca do teatro como agente
transformador, tendo como ponto de partida experiências artísticas e educacionais
vivenciadas no ambiente escolar, transitando entre a compreensão do interior do
indivíduo (aluno), experimentação de processos que possibilitem a descoberta de
si e do outro, construção de resultados que transparecem e traduzem suas dores
e angústias, assim como as conquistas e desejos, e a importância de cada um
desses estágios para a construção de uma identidade (artística ou não) focada
na descoberta e reinvenção de si. O texto tem como foco experiências vividas no
projeto de extensão Trilhas Potiguares (2019) pela Universidade Federal do Rio
Grande do Norte e Estágio não obrigatório no Mundi Colégio e Curso (2022). Com
o objetivo de dar visibilidade à importância do teatro como espaço de descoberta,
cura, empatia, afetividade e transformação, este artigo trará evidências sobre a
urgência de olhar para dentro de si artística e humanamente, dialogando com
trabalhos do pai da educação Paulo Freire, assim como Augusto Boal e outros(as)
escritores(as) que acrescentam significativamente nesta temática. A escrita desse
trabalho de conclusão de curso tem como fim registrar formalmente um percurso
de muitos processos que até podem ser sobre minha experiência em sala de aula,
mas nunca será só sobre os meus processos de aprendizagem e (des)construção.
Palavras-chave
Educação, Teatro, Transformação, Afeto