Inteligência artificial aplicada na construção de indicadores de hospitalidade na cidade e destino turístico inteligente, São Paulo.

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Data

2023-05-02

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Mazo, Alex Mauricio

Orientador

Oliveira, Paulo Sérgio Gonçalves

Coorientador

Wada, Elizabeth Kyoko

Resumo

Os estudos sobre as cidades e destinos turísticos classificados como “Inteligentes”, ou por intermédio de seu termo descrito na língua inglesa “Smart Cities”, buscam soluções para as mais diversas áreas do conhecimento. Investimentos, sustentabilidade e principalmente a tecnologia são alguns aspectos apontados por esses estudos para que essas cidades se tornem competitivas. No entanto, essa visão macro levantada pelos gestores, que, em sua maioria são responsáveis pelo planejamento de uma cidade, não levam em consideração os vínculos de hospitalidade entre os indivíduos/grupos, bem como não tratam de assuntos relacionados às relações interpessoais. Adicionado a esse cenário, a observação da ocorrência de características de hospitalidade se tornou ainda mais prejudicada com a necessidade do isolamento social decorrente da contaminação mundial do Coronavírus. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é compreender a partir da perspectiva da hospitalidade, como a configuração dos espaços, comerciais e públicos, favorecem as relações interpessoais entre indivíduos/grupos nos espaços de uma cidade classificada como inteligente e como as leis, ritos e tempo da hospitalidade contribuem para essas relações, criando indicadores que possibilitem a identificação tangível dos aspectos da hospitalidade encontrados nesses espaços e, por consequência, colaborem com a competitividade de uma cidade integrante de uma rede de cidades. Por sua natureza qualitativa e quantitativa a abordagem Emic-Etic-Emic foi definida para os objetivos proposto deste estudo. Na primeira etapa Emic, para os dados coletados por intermédio das técnicas de fotoetnografia e observação estruturada, será adotada a metodologia de análise de conteúdo. Na segunda etapa Etic, por intermédio da utilização de inteligência artificial, será realizado o mapeamento do processo que sustentará o desenvolvimento das variáveis nos dados coletados. E na última etapa Emic será demostrado os resultados obtidos com a aplicação da IA.

Palavras-chave

Hospitalidade, Relações Interpessoais, Cidades Inteligentes, Destinos Turísticos Inteligentes, IA

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