Estudo sobre as estratégias de melhoramento dos serviços ofertados pelo setor de tecnologia da informação aos membros do campus colinas do instituto federal do Tocantins
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Data
2015
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pontes, Paulo Ricardo da Silva
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
This article aims to analyze the improvement strategies of the services offered by the Information Technology sector to members of the Colinas campus of the Federal Institute of Tocantins. For this, a bibliographic survey was made regarding the ITIL library that is used for the management of IT services. The IT sector of the Colinas campus is devoid of any methodology, technique or framework for better management of the processes that involve IT services. Like any other branch of an institution, the IT department must always be aligned with the organization's goals. Therefore, for good service delivery, one should have good, controlled, monitored and standardized processes. The research strategy was the case study in which the author of the article observed the functioning of the IT sector and compared what should be done with the application of the ITIL library, what recommendations or best practices applied to better delivery of services .
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de melhoramento dos serviços ofertados pelo setor de Tecnologia da Informação aos membros do campus Colinas do Instituto Federal do Tocantins. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da biblioteca ITIL que é utilizada para o gerenciamento de serviços de TI. O setor de TI do campus Colinas é desprovido de qualquer metodologia, técnica ou framework para uma melhor gestão dos processos que envolvam os serviços de TI. Como qualquer outro setor de uma instituição, o departamento de TI deve está sempre alinhado com os objetivos da organização. Portanto, para boa entrega dos serviços devem-se ter bons processos controlados, monitorados e padronizados. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso em que o autor do artigo observou o funcionamento do setor de TI e comparou o que se deve ser feito com a aplicação da biblioteca ITIL, quais as recomendações ou melhores práticas aplicadas para uma melhor entrega dos serviços.
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de melhoramento dos serviços ofertados pelo setor de Tecnologia da Informação aos membros do campus Colinas do Instituto Federal do Tocantins. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da biblioteca ITIL que é utilizada para o gerenciamento de serviços de TI. O setor de TI do campus Colinas é desprovido de qualquer metodologia, técnica ou framework para uma melhor gestão dos processos que envolvam os serviços de TI. Como qualquer outro setor de uma instituição, o departamento de TI deve está sempre alinhado com os objetivos da organização. Portanto, para boa entrega dos serviços devem-se ter bons processos controlados, monitorados e padronizados. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso em que o autor do artigo observou o funcionamento do setor de TI e comparou o que se deve ser feito com a aplicação da biblioteca ITIL, quais as recomendações ou melhores práticas aplicadas para uma melhor entrega dos serviços.
Palavras-chave
Gerenciamento de serviços de TI, ITIL, Tecnologia da informação