A importância da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré na solução do conflito Brasil-Bolívia sobre o Acre.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-12

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

VALENTE, Caio Vinicius Telles

Orientador

CARVALHO JÚNIOR, Eduardo Teixeira de

Coorientador

Resumo

Esse estudo trouxe como objetivo analisar se foi relevante à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para que o acordo fosse selado entre o Brasil e a Bolívia e evitar novos conflitos na região. A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), entre 1907 e 1912, foi referência de um novo ciclo de integração territorial, para a consolidação de fronteiras e inserção da região nas estratégias de desenvolvimento econômico. No início do século XX o Brasil negociava com a Bolívia a incorporação territorial do Acre, e o país vizinho comprometeu-se com a construção da via de acesso ao Atlântico para escoar a produção de borracha. Através da pesquisa bibliográfica e documental, de forma subsidiária, com pesquisa realizada em jornais, revistas, entrevistas, utilizando-se os meios eletrônicos para um maior alcance do tema, conclui-se que a ocupação da região se deu entorno da atividade nos seringais que produziam a goma, além de ter sido essencial para a formação social, econômica e cultural do Acre. A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré além de ter sido componente fundamental da ocupação de Rondônia, como também do Estado de Acre e regiões, integrou-se inteiramente aos costumes e necessidade da região. Portanto, conclui-se que a implantação da ferrovia foi considerada um marco para o desenvolvimento da região e um instrumento na solução da Questão do Acre.
This study had as objective, analyze whether it was relevant the construction of the Madeira-Mamore Railway Road, for the agreement to be sealed between Brazil and Bolivia and avoid further conflict in the region. The construction of the Madeira-Mamore Railway Road (EFMM), between 1907 and 1912, was a reference to a new territorial integration cycle for the consolidation of borders and integration of the region in economic development strategies. At the beginning of the twentieth century, Brazil was negotiating with Bolivia the territorial incorporation of Acre, and the neighboring country committed to the construction of the access road to the Atlantic to drain the rubber production. Through bibliographical and documentary research, on a subsidiary basis, to research in newspapers, magazines, interviews, using electronic means to a larger theme of reach, it is concluded that the occupation of the region occurred around the activity in the rubber plantations that produced gum, as well as being essential for the social, economic and cultural formation of Acre. The Madeira-Mamore Railway has been a key component of the occupation of Rondônia, as well as the State of Acre and regions, embedded entirely to the customs and needs of the region. Therefore, it is concluded that the implementation of the railway was considered a milestone in the development of the region and a tool for the solution in the Acre Question.

Palavras-chave

Brasil, Bolívia, Borracha, Acre, Ferrovia Madeira-Mamoré

Citação