A autoimagem no mundo contemporâneo das redes sociais
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023-12
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
MOREIRA, Francielle Maria M
CERQUEIRA, Khiara Lenya N
FERREIRA, Mônica Samantha
PRADO, Rafaela Henriques
Orientador
VASCONCELOS, Michelle Mileib de
Coorientador
MORAES, Hellen Carolina F
Resumo
O presente artigo aborda o tema do uso das redes sociais na contemporaneidade e seu impacto na autoestima dos usuários. Destaca-se, no texto, como tais plataformas podem prejudicar a autoestima devido à comparação excessiva e à utilização de filtros, levando a distorções da imagem, distúrbios alimentares, necessidade de aprovação, insegurança, ansiedade, entre outros problemas. Além das considerações negativas, são explorados também os aspectos positivos do uso das redes sociais, que serão discutidos ao longo do texto. Sob essa perspectiva, o tema é fundamentado em publicações literárias, leitura de artigos científicos e nas experiências das autoras durante o campo de estágio obrigatório ao longo da graduação. Adicionalmente, serão apresentadas hipóteses e possíveis soluções para os desafios decorrentes do uso das redes sociais em relação à autoestima, com base na abordagem teórico-prática da Terapia Cognitivo-Comportamental
Palavras-chave
Autoimagem, Redes sociais, Teoria cognitivo comportamental