Implicações dos círculos de construção de paz na garantia do direito à educação

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Silva, Isabel Cristina Martins

Orientador

Costa, Patrícia Santos

Coorientador

Resumo

This research aimed to present the implications of the use of Peacebuilding Circles as a guaran-tee of the right to education, considering that this right can be curtailed by the lack of dia-logue between family and school that end up moving away due to communication noises and impairing the frequency of student. It is important to develop ways to create spaces for coex-istence and connection in the school community, providing the construction of good relation-ships, promoting the guarantee of the right to education and generating a welcoming environ-ment for the teaching and learning process. For the development of this study, the methodol-ogy used was documentary research, with a qualitative approach to the data. The data source was composed of Terms of Restorative Practices that were selected from administrative files in progress at the Regional Prosecutor's Office of Education of Santa Maria, RS, within the scope of the State Prosecutor's Office where Restorative Practices were carried out to manage conflicts arising from the environment school, in the period between the years 2015 and 2018. This work falls within the line of research Justice and Society. As a result of the research, it was observed that the Peacebuilding Circles are a powerful tool to promote dialogue and pro-vide the resumption of bonds between the family and the school, creating good relationships, resulting in the guarantee of children's right to education and teenagers.
A presente pesquisa objetivou apresentar as implicações do uso dos Círculos de Construção de Paz como garantia do direito à educação, considerando que este direito pode ser cerceado por falta de diálogo entre família e escola que acabam se afastando por ruídos de comunicação e prejudicando a frequência do aluno. Torna-se importante desenvolver formas para criar espaços de convivência e conexão na comunidade escolar, proporcionando a construção de bons relacionamentos, promovendo a garantia do direito à educação e gerando um ambiente acolhedor para o processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia desenvolvida foi de pesquisa documental, com abordagem qualitativa dos dados. A fonte de dados foi composta por Termos de Práticas Restaurativas que foram selecionados a partir de expedientes administrativos em tramitação na Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, RS, no âmbito do Ministério Público Estadual onde foram realizadas Práticas Restaurativas para gestão de conflitos advindos do ambiente escolar, no período compreendi-do entre os anos de 2015 e 2018. Este trabalho enquadra-se na linha de pesquisa Justiça e Sociedade. Como resultado da pesquisa observou-se que os Círculos de Construção de Paz são uma potente ferramenta para promover o diálogo e proporcionar a retomada dos vínculos entre a família e a escola, criando bons relacionamentos, tendo como resultado a garantia do direito à educação das crianças e adolescentes.

Palavras-chave

Círculos de Construção de Paz, Conflitos, Escola, Direito à Educação

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