CEMEP - Mossoró: Proposta de anteprojeto arquitetônico de um complexo educacional de ensino médio e profissionalizante na cidade de Mossoró-RN
Carregando...
Data
2023-12
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
NERIS, Naellison Fernandes
Orientador
CARVALHO, Karla Karline Lima de
Coorientador
Resumo
Este Trabalho Final de Graduação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um
anteprojeto arquitetônico de uma escola de Ensino Médio e profissionalizante, na zona oeste da
cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Com nome de Complexo de Ensino Médio e Ensino
Profissionalizante (CEMEP), a instituição busca proporcionar uma educação de qualidade para
jovens e adolescentes que dependem da educação pública no interior do estado. Além de
oferecer uma educação de ensino médio, a estrutura da instituição também irá comportar
ambientes para o ensino profissionalizante, não somente para alunos, mas para a sociedade local
que tem interesse de se profissionalizar. Outro aspecto que será abordado é a relação da
arquitetura com a psicologia ambiental e como ela influencia no desempenho do rendimento
educacional dos alunos. Por isso, durante o desenvolvimento do anteprojeto da instituição, foi
levado em consideração diversos aspectos como condicionantes climáticos, legais e físicos,
além da realização de estudos de referências para compreensão das diversas setorizações e
disposição dos ambientes em cada instituição estudada, como método para aumentar a base de
informações que serão adicionadas no anteprojeto. Assim, podendo desenvolver uma
instituição que proporcione ao aluno diversos ambientes que estimulem o interesse pelos
estudos, buscando diminuir os índices de evasão e reprovação escolar na região e visando
formar jovens e adolescentes com um maior aprendizado e desenvolvimento educacional,
profissional e psicológico, influenciando diretamente na capacidade cognitiva do aluno.
Palavras-chave
Ensino médio, Ensino profissional, Psicologia ambiental, Arquitetura