O Serviço social na educação: um desafio profissional e sua importância na área de educação.

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Data

2023-12

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

SOUZA, Cleoncio Otaviano Almeida
ALVES, Flaviana de Souza
QUEIROZ, Maria Fabiene Bezerra de

Orientador

OLIVEIRA, Danielle Freitas de Lima

Coorientador

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Resumo

O trabalho explora a relevância do Serviço Social na área da educação, com o propósito de narrar a importância do profissional desta área no processo de garantia dos direitos educacionais. A educação básica se constitui como um espaço amplo, com diversas facetas e necessidades de educação e ação social dentro do contexto das escolas públicas na contemporaneidade. O tema relacionado à inserção do Serviço Social na educação básica, remete a compreensão das expressões da questão social que necessitam ser exploradas para garantir os direitos sociais dos indivíduos, do empoderamento e a promoção da cidadania. Assim, este estudo visa compreender a respeito da inserção do Serviço Social na educação, uma vez que essa prática é considerada um desafio profissional na política de educação. A pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico de revisão, no qual o intuito é fazer um apanhado de ordem histórica e cronológica, enfatizando e refletindo, principalmente, sobre atribuições e competências do Assistente Social na educação básica. Assim, conclui-se que considerando todo processo como o resultado de lutas e resistências por parte da valorização do Serviço Social, expomos ao longo do trabalho os diversos campos de atuação do mesmo como um serviço a ser oferecido para o desenvolvimento de ações que buscam promover políticas públicas que sejam ofertadas a classe trabalhadora e que tragam acesso a direitos básicos para as camadas sociais menos favorecidas da sociedade.
The work explores the relevance of Social Work in the area of education, with the purpose of narrating the importance of the professional in this area in the process of guaranteeing educational rights. Basic education is a broad space, with several facets and needs of education and social action within the context of public schools in contemporary times. The theme related to the insertion of Social Work in basic education refers to the understanding of the expressions of the social issue that need to be explored to guarantee the social rights of individuals, empowerment and the promotion of citizenship. Thus, this study aims to understand the insertion of Social Work in education, since this practice is considered a professional challenge in education policy. The research is characterized as a bibliographic review study, in which the intention is to make a historical and chronological overview, emphasizing and reflecting, mainly, on attributions and competencies of the Social Worker in basic education. Thus, it is concluded that considering the whole process as the result of struggles and resistances on the part of the valorization of Social Work, Throughout the work, we expose the various fields of action of the same as a service to be offered for the development of actions that seek to promote public policies that are offered to the working class and that bring access to basic rights to the less favored social strata of society.

Palavras-chave

serviço social, atuação, educação

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