Marginalização da cultura hip-hop: A invisibilidade da cena nordestina e a presença do movimento na cidade de Salvador.
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Data
2022-12
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
ARAÚJO, Ana Clara Marques de
Orientador
BISPO, Lívia Veiga de Oliveira
Coorientador
Resumo
Este trabalho tem como propósito apresentar uma análise da marginalização do
hip-hop enquanto contracultura e instrumento de luta do povo periférico, usando a história
dos elementos do movimento para explicar os fenômenos que fortalecem essa criminalização
e como as grandes mídias contribuíram para tal desde o seu surgimento. Foi feito um estudo
do gênero e dos desdobramentos que obteve da década de 1970 até os dias de hoje,
detalhando como foi a sua chegada no Brasil e, principalmente, na Bahia. Também foi feita
uma análise da presença dos elementos em Salvador e como os profissionais da área precisam
lutar por espaço em uma região invisibilizada pelo estado e pela imprensa. O trabalho serviu
como base para a construção de uma longform que detalha os cinco elementos do hip-hop e a
atuação de artistas do movimento na capital baiana, ilustrando conceitos e dando voz a
profissionais do movimento.
Acesse a Longform em: https://salvaflow.pages.dev/
Palavras-chave
hip-hop, marginalização, Salvador, Bahia