Marginalização da cultura hip-hop: A invisibilidade da cena nordestina e a presença do movimento na cidade de Salvador.

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Data

2022-12

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

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Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

ARAÚJO, Ana Clara Marques de

Orientador

BISPO, Lívia Veiga de Oliveira

Coorientador

Resumo

Este trabalho tem como propósito apresentar uma análise da marginalização do hip-hop enquanto contracultura e instrumento de luta do povo periférico, usando a história dos elementos do movimento para explicar os fenômenos que fortalecem essa criminalização e como as grandes mídias contribuíram para tal desde o seu surgimento. Foi feito um estudo do gênero e dos desdobramentos que obteve da década de 1970 até os dias de hoje, detalhando como foi a sua chegada no Brasil e, principalmente, na Bahia. Também foi feita uma análise da presença dos elementos em Salvador e como os profissionais da área precisam lutar por espaço em uma região invisibilizada pelo estado e pela imprensa. O trabalho serviu como base para a construção de uma longform que detalha os cinco elementos do hip-hop e a atuação de artistas do movimento na capital baiana, ilustrando conceitos e dando voz a profissionais do movimento. Acesse a Longform em: https://salvaflow.pages.dev/

Palavras-chave

hip-hop, marginalização, Salvador, Bahia

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