Análise dos entraves do sistema logístico da soja no Brasil: um estudo de caso no estado do Mato Grosso

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Data

2018

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Petry, André Felipe Roth

Orientador

Denardin, Valnei Carlos

Coorientador

Resumo

The agribusiness is the main sector of the Brazilian economy. It accounts for 25% of the GDP (Gross Domestic Product) in 2017. Soybeans are among the economic activities that have been growing significantly in Brazil in the last decades amid other several agricultural products. In addition, Brazil is one of the world's leading soybean producers and one of the largest exporters of the grain. This study aims to show the current logistic in the infrastructure of soybean in Brazil. The focus of this analysis is the state of Mato Grosso, which is the largest state producing and exporting more than half its products. This paper also focused on the main routes currently used to transport soybeans in Brazil, which are highways (61%), railroad (21%), and waterway (14%). The study try to determine the key barriers of soybeans logistic. It needs to receive investments to improve it. The main form of transportation in Brazil are highways. However, it is possible to change freight transportation modes, since the country has great extension of navigable rivers. This change could boost the competitiveness of the country's agricultural sector, and help to unravel the Southern ports, which are the most traveled destinations for soybeans. The state of Mato Grosso has choices to adjust some logistical outlines. One example is taking the soybean from the Midwest by the Madeira River, which flows into the Amazon River, and then to the Port of Santarém, which is located near the sea, strategic location to ship products to Asia (via the Panama Canal) and Europe.
Como principal setor da economia brasileira, o agronegócio foi responsável por 25% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017. Observando o avanço de diversos produtos agrícolas do País, a soja está entre as atividades econômicas que nas últimas décadas vem crescendo expressivamente em todo o Brasil. Além disso, o Brasil é um dos principais produtores de soja do mundo e também um dos maiores exportadores do grão. O presente estudo foi elaborado com o intuito de demonstrar a atual situação da infraestrutura da cadeia logística de soja no Brasil tendo como foco principal de análise o estado do Mato Grosso, que é o maior estado produtor e que exporta mais da metade do que produz. Foi efetuado levantamento da situação atual dos modais mais utilizados para fazer o transporte da soja, que são o rodoviário (61%), o ferroviário (21%) e o aquaviário (14%). Buscou-se também determinar os principais entraves logísticos que ocorrem na cadeia logística da soja e sua necessidade em receber investimentos para serem melhorados. Observou-se que o principal modal utilizado no Brasil é o rodoviário, e que é possível fazer uma redistribuição de modais, já que o País possui uma grande extensão territorial composta por uma quantidade de rios navegáveis. Essa redistribuição entre os modais poderá potencializar a competitividade do setor agrícola do País e ajudaria a desafogar os portos do Sul, que são os destinos mais percorridos pela soja. O estado do Mato Groso tem algumas opções de ajustar algumas linhas logísticas, por exemplo, escoando a soja do Centro-Oeste pelo rio Madeira, que desemboca no rio Amazonas, e seguir até o Porto de Santarém, que está localizado perto da área marítima, local estratégico para escoar produtos para a Ásia (via Canal do Panamá) e Europa.

Palavras-chave

Logística, Modais, Soja

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