A gestão de custos como ferramenta para formação de preço: estudo de caso em uma panificadora de pequeno porte
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Coelho, Andressa Juliana
Orientador
Denardim, Valnei Carlos
Coorientador
Resumo
O cenário para as empresas de panificação e confeitaria tem demonstrado um setor bastante competitivo, principalmente por envolver uma exigência em qualidade e preço por parte dos consumidores, e por este motivo, as empresas vivem em busca de maneiras para conseguir vantagens que as diferencie neste mercado. Ter conhecimento dos custos envolvidos no processo de formação de preços dos produtos tem se tornado cada vez mais importante. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento dos custos dos principais produtos, a partir de uma análise no setor de produção de uma panificadora de pequeno porte, e apresentar para a empresa um sistema de custos que subsidie os gestores na tomada de decisões. Diante do estudo realizado, verificou-se que, o produto com maior representatividade no faturamento mensal da empresa, é o tradicional pão de trigo. No decorrer do trabalho, foi evidenciado a importância da análise de custos como ferramenta para auxiliar no processo de formação dos preços de venda dos produtos
Palavras-chave
Panificação, Custos, Formação de preços