A gestão de custos como ferramenta para formação de preço: estudo de caso em uma panificadora de pequeno porte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Coelho, Andressa Juliana

Orientador

Denardim, Valnei Carlos

Coorientador

Resumo

O cenário para as empresas de panificação e confeitaria tem demonstrado um setor bastante competitivo, principalmente por envolver uma exigência em qualidade e preço por parte dos consumidores, e por este motivo, as empresas vivem em busca de maneiras para conseguir vantagens que as diferencie neste mercado. Ter conhecimento dos custos envolvidos no processo de formação de preços dos produtos tem se tornado cada vez mais importante. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento dos custos dos principais produtos, a partir de uma análise no setor de produção de uma panificadora de pequeno porte, e apresentar para a empresa um sistema de custos que subsidie os gestores na tomada de decisões. Diante do estudo realizado, verificou-se que, o produto com maior representatividade no faturamento mensal da empresa, é o tradicional pão de trigo. No decorrer do trabalho, foi evidenciado a importância da análise de custos como ferramenta para auxiliar no processo de formação dos preços de venda dos produtos

Palavras-chave

Panificação, Custos, Formação de preços

Citação