Modelagem de processos: um estudo de caso utilizando o BPMN em uma empresa de pequeno porte

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Data

2018

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Samuel, Schmidt

Orientador

Rejane, Roecker

Coorientador

Resumo

This work has as general objective to apply a methodology of process modeling, using the BPMN, in the mapping and modeling of the process of accounts payable of the company Alfa, in the first half of 2018. For this purpose, methodologically, was applied applied research, qualitative and descriptive, besides a case study. For data collection, bibliographic and documentary research were used, complemented by interviews with the professionals of the organization and participant observation. As the main results, it has been that, because it is constantly growing and adapting, the company did not have any type of document or standard operating procedure defined for the studied process, a factor that made it difficult to survey the current state of the process. This factor caused a lack of standard in the execution of the process and also led to the inexistence of standardized interfaces with other processes, such as purchasing, for example, which creates conflicts over the areas of responsibility of each employee, and consequently, failures in the course of the activities. It was also noted a lack of control procedures, to ensure the absence of flaws in the process. With this analysis of the current state, it was possible to propose solutions to the critical points of the process, and to construct a new model proposal for the process of accounts payable. The main changes proposed, from the modeling of the accounts payable process, were: to define the responsible ones, the activities to be carried out and the flow of the information in the reception of the accounts, to define conference patterns for each type of document and Use of the tool "Cash Flow" of the financial system.
Este trabalho tem como objetivo geral aplicar uma metodologia de modelagem de processos, utilizando o BPMN, no mapeamento e modelagem do processo de contas a pagar da empresa Alfa, no primeiro semestre de 2018. Com este intuito, metodologicamente, utilizou-se a pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, além de estudo de caso. Para coleta de dados, foram usadas pesquisa bibliográfica e documental, complementadas por entrevistas com os profissionais da organização e observação participante. Como principais resultados, tem-se que, por estar em constante crescimento e adaptação, a empresa não possuía nenhum tipo de documento ou procedimento operacional padrão definido para o processo estudado, fator que dificultou o levantamento do estado atual do processo. Este fator causava uma falta de padrão na execução do processo e também levava a inexistência de interfaces padronizadas com outros processos, como o de compras, por exemplo, o que gera conflitos sobre as zonas de responsabilidades de cada colaborador, e consequentemente, falhas no decorrer da realização das atividades. Também foi notada uma carência de procedimentos de controle, para garantir a ausência de falhas no processo. Com esta análise do estado atual, foi possível propor soluções para os pontos críticos do processo, e construir uma nova proposta de modelo para o processo de contas a pagar. As principais mudanças propostas, a partir da modelagem do processo de contas a pagar, foram: definir os responsáveis, as atividades a serem realizadas e o fluxo da informação no recebimento das contas, definir padrões de conferência para cada tipo de documento e Utilização da ferramenta "Fluxo de Caixa" do sistema financeiro.

Palavras-chave

Modelagem de processos, Contas a pagar, BPMN

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